logo

Conecte conosco

Sesc reúne Ciro e Venes na mostra literária “Diálogo em Quadrinhos”

O rico diálogo entre a literatura e os traços poderá ser conferido a partir desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, com a abertura da mostra literária “Diálogos em Quadrinhos”, contendo as tiras de Venes Caitano e os quadrinhos de Ciro Gonçalves. A mostra é resultado do Sesc Amazônia das Artes de 2016. A visitação gratuita estará aberta no hall do Centro de Atividades Sesc Palmas, situado na 502 Norte, das 7h30 às 21h até o dia 23 de março.

Composta por quadrinhos e tiras, a mostra revela a singularidade artística e literária de cada autor. Ambos tratam de assuntos cotidianos de maneira leve e com uma pitada de ironia e humor. A exposição oportuniza uma reflexão sobre o processo criativo da “arte sequencial”, que inspira as HQs, e a maneira como esses dois artistas constroem seus discursos acerca de temas do cotidiano de maneira sensível, crítica e humorada.

Venes apresenta um trabalho com identidade marcante, com a presença de personagens recorrentes, temas e estilo definidos. ““Gosto de conversar, mas sempre fui tímido com estranhos. O quadrinho me possibilita romper com os protocolos presenciais e circunstanciais, tão raros e tão caros. Estar por aí conversando com tantas pessoas é estranho, mas é um privilégio positivo, um dos poucos que valorizo e sustento sem me envergonhar. Espero que refaçam as ideias expostas e voltem com suas próprias interpretações. Que gostem, mas não se acomodem. Que odeiem e que busquem causos melhores. Movimento!  É o que espero, sinceramente”, avalia Venes Caitano.

Ciro nos traz a experimentação, as variadas maneiras e formatos de se fazer quadrinhos como se quisesse mostrar ao seu interlocutor não ter amarras a uma única formatação. “Muito importante esse espaço que o Sesc dá para divulgarmos nosso trabalho. Já fomos ao Mato Grosso com essa mostra. E agora mostramos ao público da nossa terra”, avalia Ciro Gonçalves.

Ciro Gonçalves
É quadrinhista, ilustrador, caricaturista, artista plástico, escritor e, segundo ele mesmo, nas horas vagas, jornalista e advogado. Nasceu em São Luís do Maranhão (MA), residiu por 15 anos em Palmas (TO) e atualmente mora em Praia Grande (SP).  Publicou em 2014 seu primeiro livro: “Formiga Formiga Formiga e Mais Formigamentos”, poesia, escrito e ilustrado pelo autor. Em 2016, lançou, em parceria com o também quadrinhista Daniel Santos, a coletânea de histórias em quadrinhos “A passeio”. Já realizou 6 exposições artísticas individuais, entre os anos de 2008 e 2014, e 9 coletivas, entre 2013 e 2015.

Venes Caitano
É cartunista, nascido no interior do Estado do Tocantins, reside em Belo Horizonte (MG).  Desenha histórias em quadrinhos utilizando temas corriqueiros com os quais se depara no seu dia-a-dia. Apaixonado pelo desenho desde criança. Graduou-se como Bacharel Enfermeiro e Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Premiado em salões de humor internacionais e nacionais, participou de exposições de caricaturas em homenagem a Steve Jobs, Chico Anysio, Amy Winehouse, Ziraldo e outros. Lançou em 2014 seu primeiro livro “Vi-Venes” de forma independente, nele consta uma coletânea de tiras publicadas na internet entre 2013 e 2014.

Sesc Amazônia das Artes
O Sesc Amazônia das Artes é um projeto que consiste em promover a circulação da produção cultural da região Amazônica, formadas pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de incluir o Piauí como convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural da região.

Serviço
Amazônia das Artes – Abertura da Mostra Literária “Diálogos em Quadrinhos”
Data: de 23 de fevereiro a 23 de março
Local: Hall do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)
Horário: 7h30 às 21h
Visitação: gratuita
Informações: (63) 3219-9948 | 3212-9922

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA