logo

‘O Sol é para todos’ será discutido no Clube de Leitura do Sesc on-line de junho

Um livro que ser tornou um clássico mundial por retratar tão bem a questão da segregação racial no sul dos Estados Unidos. “O Sol é para todos”, da escritora norte-americana Harper Lee (1926-2016), será a obra a ser discutida no Clube de Leitura do Sesc em Palmas.

A sua 8ª edição de forma on-line será às 19h do dia 25 de junho.  O link será disponibilizado no dia do evento na plataforma Google Meet. Uma forma de promover o livro e incentivar a leitura, a ação é uma realização do Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Centro de Atividades da 502 Norte. A participação é gratuita. Informações pelo telefone (63) 3212-9940.

O Clube de Leitura do Sesc terá mais uma edição de forma virtual, diante do cumprimento das normas de segurança em saúde adotadas pelo Estado e pelo Município. A plataforma a ser utilizada será o Google Meet e o link será disponibilizado gratuitamente aos interessados no dia do evento.

“O Sol é para todos” ganhou um Prêmio Pulitzer e é considerada uma obra-prima do século XX por seu retrato da injustiça racial na era da depressão no sul dos Estados Unidos. No cinema, sua adaptação também foi um sucesso, lançado em 1962, indicado a oito estatuetas do Oscar, levou três: melhor ator para Gregory Peck, que interpretou Atticus Finch, advogado e pai da narradora; melhor roteiro adaptado e melhor direção de arte.

O Sol é para todos – resumo

O livro conta três anos da história de duas crianças, Scout, a narradora da trama, e Jem, seu irmão mais velho. Eles moram numa cidade pequena no Sul dos EUA, Maycomb, que é naquele estilo de “todo mundo conhece todo mundo” e o preconceito racial é praticamente o lema da cidade. Contudo, há figuras que contrapõem esse preconceito, como é o caso de Atticus Fincher, o pai das crianças. Atticus é o advogado a defender Tom Robinson, um negro acusado de estuprar uma menina branca. Sobre esse pano de fundo, por meio de uma narrativa divertida e precisa, as duas crianças e seu amigo Dill passam a conhecer o estranho mundo em que vivem, encontram personagens inesquecíveis (Calpúrnia, Dolphus Raymond e, especialmente, o recluso Boo Radley) e descobrem os significados de palavras como respeito e tolerância.

Sobre a autora

Nelle Harper Lee (1926-2016) nasceu em Monroeville, Estado do Alabama, (EUA), no dia 28 de abril de 1926, onde passou a infância e a adolescência. Ela chegou a cursar Direito para agradar a família, mas em 1949, com 23 anos, mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou em uma companhia aérea, enquanto seguia escrevendo seus textos. Faleceu em Monroeville, Alabama, o dia 19 de fevereiro de 2016.

“O Sol é para todos” foi lançado em 1960 e foi um sucesso comercial e de crítica vendendo mais de 40 milhões de cópias. Recebeu o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1961. O livro é narrado por uma menina de 6 anos, Scout, filha do advogado Atticus Finch, que defende um negro falsamente acusado de estupro no Alabama – o modelo para o personagem foi o próprio pai da ficcionista. (Fonte: https://www.ebiografia.com – acesso em 05/06/2020).

Clube de Leitura do Sesc

Ação cultural realizada pela Biblioteca e pela Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras importantes. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30, sendo, antes da pandemia, na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Agora, via internet. Para participar, basta acessar o link no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.

Biblioteca C.A. Palmas

Com um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), dispõe de livros com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD’s, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 05 a 12 anos. Além do acervo físico, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária. Em tempos normais, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h50.

Seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, o Sesc Tocantins acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.