logo

Conecte conosco

Encceja Nacional 2019 será aplicado neste domingo

Participação no exame é voluntária e gratuita. Segundo o Inep, quase três milhões de pessoas se inscreveram nesta edição.

O Ministério da Educação aplica neste domingo (25) o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 611 municípios de todo o Brasil. As provas serão aplicadas no período da manhã e da tarde.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena a aplicação do exame, nesta edição foram Total 2.973.375 inscritos, desse total, 641.576 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 2.331.799, do ensino médio.

O que é o Encceja

O exame oferece o certificado de conclusão do ensino médio e fundamental para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. O edital com as regras da prova pode ser consultado no Diário Oficial da União.

Quem pode participar

Jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame, para o ensino médio.

Horário das provas

Ensino fundamental

Manhã: 9h às 13h

  • Ciências naturais
  • Matemática

Tarde: 15h30 às 20h30

  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
  • História e geografia

Ensino médio

Manhã: 9h às 13h

  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias

Tarde: 15h30 às 20h30

  • Linguagens e códigos e duas tecnologias e redação
  • Ciências humanas e suas tecnologias

No dia do exame, os portões de acesso serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas do período matutino, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário de Brasília.

Além desta edição do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, no dia 15 de setembro, para os brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas avaliações para pessoas privadas de liberdade (PPL) no Brasil, em 8 e 9 de outubro, bem como no exterior, entre os dias 16 e 27 de setembro.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA