logo

Aula diferenciada promove a integração e a troca de conhecimento entre alunos da cidade e do campo

Os alunos da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, de Colinas, participaram nesta sexta-feira, 26, de uma aula diferente, fora da sala de aula. A escola promoveu um dia de campo com visita à Escola Família Agrícola (EFA) Zé de Deus e tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade, o trabalho e as formas de aprendizagem promovidas pela unidade escolar que atende em regime de alternância. Ao todo, participaram da visita 46 alunos do 4º ano do ensino fundamental.

Durante o momento, os estudantes conheceram a estrutura física e o funcionamento da escola, visitaram horta, viveiro de mudas, granja, tanques de piscicultura, setor de suinocultura e todas as outras áreas da EFA. Além disso, os alunos receberam instruções de como são feitos o plantio, o manejo e a colheita das hortaliças e frutas que são consumidas pelos próprios alunos residentes na Escola.

Jhúan César Alves Santana, de 10 anos, destacou o que mais lhe chamou a atenção durante o período em que esteve na EFA Zé de Deus. Para ele, a aula diferente foi bastante proveitosa. “Eu gostei muito da aula de campo na escola agrícola porque aprendi que temos que produzir e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente”, disse.

Os alunos realizaram a visita sob a responsabilidade da professora Gilceane Rodrigues Santos que destacou a importância do momento e da troca de vivência entre os alunos da cidade e do campo. “A aula de campo é importante para os educandos conhecerem os trabalhos realizados pelos alunos da EFA e conhecerem como funciona a agricultura, piscicultura, entre outras, que possam enriquecer o conhecimento deles”, destacou.

EFA Zé de Deus

A Escola Família Agrícola Zé de Deus é localizada na zona rural de Colinas e atende a cerca de 100 alunos sob o regime de alternância. Nesta modalidade de ensino, os estudantes passam um período na escola, aprendendo, e depois levam todo o conhecimento adquirido para serem aplicados nas casas de suas famílias.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.