logo

Conecte conosco

Tocantins recebe evento que busca o protagonismo dos Conselho de Saúde

Fortalecer o protagonismo dos Conselhos de Saúde, promovendo a troca de experiências entre os conselheiros nacionais, estaduais e municipais sobre o histórico, funcionamento, dificuldades e avanços do controle social de políticas de saúde no país e agenda política do Conselho Nacional de Saúde. Com estes objetivos, acontece no dia 14, em Palmas e no dia 15, em Araguaína, o Projeto Conselho Presente, uma oficina que reunirá lideranças do controle social, assim como outras lideranças que possam colaborar com a agenda do Controle Social do Estado.

Segundo informações do Conselho Estadual de Saúde (CES), o projeto vai mobilizar além dos conselhos municipais, lideranças do controle social, assim como outras lideranças como universidades ou faculdades na área da saúde e saúde coletiva e lideranças de movimentos sociais ligados à saúde.

“Cada conselho de saúde tem sua construção coletiva em favor dos direitos dos usuários e da fiscalização do Sistema Único de Saúde (SUS), em sua área de atuação e todos tem em comum a necessidade de ampliar sua importância nos processos deliberativos acerca da saúde pública, organizados em agendas, planos de trabalho ou plataformas de ação”, afirmou o presidente do CES, Mário Benício dos Santos.

Ainda segundo Benício, o encontro é uma “oportunidade de troca de informações para o fortalecimento de ações coletivas em favor da participação social como instrumento de sustentação e defesa do SUS”.

Para o conselheiro estadual Jair Clarindo, que coordenará as atividades em Araguaína, a participação de todos os envolvidos é de grande importância. “Estamos esperando todos os atores das regiões de saúde do Médio Norte Araguaia e do Bico do Papagaio e é de suma importância que eles participem, pois sem a ciência da população de seu papel participativo, as políticas públicas não andam”, destacou.

Os eventos acontecerão em Palmas, no auditório do Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde e em Araguaína, no auditório do Ministério Público Estadual, ambos a partir das 9h.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA