logo

Conecte conosco

Projeto Consumo Inteligente nas Escolas busca promover o uso consciente de e água e energia 

Os dados levantados pelo Projeto Consumo Inteligente nas Escolas subsidiarão parte das atividades da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira nas Escolas, que ocorrerá do dia 20 a 26 de maio de 2019

Nos preparativos para a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira nas Escolas, a Superintendência de Esportes, Juventude e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está realizando o Projeto Consumo Inteligente nas Escolas, que tem como público-alvo os Grêmios Estudantis, que aplicarão questionários em suas respectivas unidades de ensino.

A aplicação dos questionários iniciou nesta segunda-feira, 29, e terá como resultado a elaboração de um diagnóstico sobre o consumo de água e energia nas escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa visa promover o consumo consciente desses bens pelos alunos e comunidade escolar, além de mobilizar os representantes dos Grêmios Estudantis nas ações do Projeto.

Os dados tabulados devem ser encaminhados para a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes até o dia 10 de maio. “Serão aplicados 30 questionários em cada escola, sendo que os Grêmios Estudantis estão responsáveis por aplicar o questionário e, junto com os professores de matemática, irão fazer a tabulação das informações coletadas, que serão encaminhadas pelos técnicos das Diretorias Regionais da Educação para a Seduc”, explicou o assessor da Diretoria de Políticas para a Juventude da Seduc, Júlio Cesar da Rocha.

Os dados subsidiarão as atividades da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira nas Escolas, que ocorrerá de 20 a 26 de maio de 2019. “A partir desses dados, vamos trabalhar a sensibilização da comunidade escolar em relação à importância do consumo inteligente, de modo que se evite o desperdício. A nossa expectativa é que as escolas passem a economizar de 5 a 10% o uso de energia de água. A vantagem dessa economia é que os valores economizados voltam para a escola em forma de investimento”, apontou.

Grêmios Estudantis

Atualmente, 90% das escolas da rede estadual de ensino contam com Grêmios Estudantis e a expectativa é que até o fim de 2019, todas as 499 unidades escolares do Tocantins possuam Grêmio Estudantil. A ação visa ao fomento do protagonismo juvenil nas escolas, de modo que sejam desenvolvidas as competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA