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Na busca pela excelência na prestação de serviços, Coapa investe na área de Desenvolvimento Cooperativista

Para fortalecer sua a área institucional com elementos e ferramentas para adequação às exigências de mercado, cumprir as normas de integridade, trazer a cultura da segurança de dados e apoiar a área jurídica nesse quesito, além de fornecer informações legais e doutrinária aos gestores e cooperados sobre os documentos obrigatórios e importantes como o estatuto social, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins tem investido na capacitação dos seus colaboradores, entre eles a Agente de Desenvolvimento Cooperativista (ADC), Maria Silvana Ramos.

A função do ADC é auxiliar no planejamento, na execução de processos e na prestação de assistência e serviços aos cooperados, o que vai trazer visibilidade positiva nas ações da cooperativa em relação ao mercado e sociedade.

Maria Silvana Ramos relatou que a atuação do ADC reflete na imagem da cooperativa. “A atenção, prestação de serviços e o auxílio aos cooperados geram benefícios que vão refletir na integridade e segurança do relacionamento da cooperativa com seus cooperados, colaboradores e a própria comunidade”, destacou ao enfatizar que também é sua responsabilidade promover e atuar na constituição de cooperativas em comunidades locais.

Capacitações

Tendo em vista a importância de sempre buscar conhecimento para prestar um serviço de excelência, Silvana Ramos participou, entre os dias 21 e 27 de julho, da capacitação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), nos módulos: Governança do Sistema OCB, Planejamento Estratégico 2021/2023, Programa de Integridade Cooperativa, Papel dos Conselhos.

Além disso, a colaboradora da Coapa irá participar de outras capacitações durante 2021, entre elas, a Formação de Lideranças dirigida exclusivamente para mulheres cooperativistas do ramo agropecuário. O propósito central da formação é promover um processo de capacitação continuada e desenvolvimento de competências para formar lideranças que possam atuar nas cooperativas agropecuárias com vistas à sua participação nas instâncias de tomada de decisão.

A formação será 100% à distância, utilizando a Plataforma Capacitacoop e terá duração de cinco meses, de julho a novembro de 2021, com carga horária total de 70 horas.

A colaboradora também participa da Jornada Agro Íntegra, que começou em 5 de maio e vai até 9 de dezembro de 2021, via plataforma Teams (online). O objetivo da jornada, que faz parte da Alliance for Integrity, é promover o desenvolvimento de um ambiente de negócios íntegro, por meio de apoio e suporte a pequenas e médias empresas  e cooperativas do Brasil no desenvolvimento de seus programas de integridade, estimulando o fortalecimento de práticas de integridade no Brasil.

Todas as capacitações tiveram apoio do Sistema OCB/Sescoop-TO.

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