logo

Hidroginástica gratuita tem melhorado qualidade de vida de idosos em Gurupi

O cuidado com os idosos tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Gurupi, que por meio da secretaria municipal do idoso, atende a turma da melhor idade com inúmeras atividades que envolvem entretenimento, socialização e cuidados com a saúde desse público.

Uma destas atividades, que tem se destacado, é a hidroginástica oferecida gratuitamente aos idosos, duas vezes na semana, de 07h as 08h. A ação é fruto de uma parceria entre a secretaria municipal do idoso e o curso de Educação Física da UnirG. Os idosos são levados em uma van, de suas casas até o local das atividades. Lá, eles são acompanhados por profissionais e acadêmicos capacitados com todo o aparato necessário. Ao final das atividades, os idosos são deixados em casa.

A hidroginástica acontece em dois locais: Centro Administrativo da UnirG e na Unidade de Lazer dos Servidores de Gurupi (Uniclube). Atualmente, 35 idosos estão praticando o exercício aeróbico por meio desta parceria nos dois locais, todos cadastrados gratuitamente na secretaria.

Segundo um dos profissionais de educação física que orientam os idosos, Joaquim Júnior, os benefícios da hidroginástica são altamente positivos para os idosos, suas famílias e município. “Os benefícios são inúmeros, entre eles a ativação da circulação sanguínea, a flexibilidade, agilidade, melhora na capacidade cardiorrespiratória, além de ajudar na socialização dos idosos, combatendo problemas como ansiedade ou depressão, pois eles passam a integrar um grupo e o espaço acaba sendo uma praça de convivência”, destacou o professor.

Júnior lembrou ainda que toda essa melhora evita que os idosos procurem unidades de saúde por causa de doença ou mal estar. “Dificilmente um idoso que participa desta atividade adoece, e raramente estarão em postos de saúde ou hospitais, a não ser para prevenção. A gente percebe uma evolução muito grande deles nesse sentido”, acrescentou.

A aposentada dona Carmelita Feitosa, de 76 anos, participa a três anos da hidroginástica e conta cheia de entusiasmo, sobre a mudança positiva que obteve no seu dia a dia. “Antes de participar aqui, eu sentia muitas dores, era desanimada, mas hoje é diferente, comecei a frequentar a hidroginástica e nunca mais senti dor no corpo. Hoje tenho disposição para tudo e as dores sumiram, eu vou ao hospital dificilmente, somente para prevenir mesmo, pois minha saúde está lá em cima”, contou a aposentada, comprovando os benefícios na prática.

O objetivo, segundo a secretária municipal do idoso, Regiane Garcia, é justamente propiciar a inclusão dos idosos e qualidade de vida a eles. “Praticar atividades físicas regularmente é a melhor forma de ficar mais disposto e afastar o sedentarismo, sem dúvida, é uma maneira de retardar o processo de envelhecimento. Prova disto é que os idosos participam de todas as atividades com muita empolgação”, disse a secretária.

O prefeito Laurez Moreira destaca que os cuidados com a melhor idade são prioridade em sua gestão e ressalta que cada idoso tem uma importância muito grande para o município. “A valorização dos idosos é prioritária porque além deles já terem contribuído muito com o município, eles continuam contribuindo com sua sabedoria, experiência e alegria, eles precisam se sentir valorizados e sempre faço questão de incluí-los nas programações do município e deixá-los ativos com muitas atividades”, afirma o gestor.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.