logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins promove programação especial de férias no Jalapão

Programação conta com workshop, festival cultural, inauguração de espaço da sociobiodiversidade e visitas aos atrativos naturais

Neste mês de julho, o Jalapão desponta como um dos destinos mais cobiçados do Brasil para as férias. Conhecido por suas paisagens deslumbrantes, tradições e cultura, alguns dos principais atrativos naturais da região estão no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Unidade de Conservação (UC) gerido pelo Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Na região, o Naturatins desempenha um papel fundamental na conservação e gestão do Parque e também da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão. A programação que acontece durante todo o mês tem um enfoque voltado para a sustentabilidade e a educação ambiental com ações que visam proteger a biodiversidade local, e também fomentar o desenvolvimento das comunidades que vivem na região.

Workshop Jóias do Jalapão

Nesta semana, uma das atividades é o workshop Jóias do Jalapão, que ocorre na zona urbana de Mateiros e no povoado Mumbuca. O foco é dar aos artesãos locais a oportunidade de aprimorar suas habilidades em técnicas de fotografia para redes sociais, uma ferramenta essencial para a divulgação e comercialização de seus produtos artesanais. “Os artesãos da Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM) puderam contar com técnicas de iluminação, objetos naturais para compor as fotos entre outros. A Gerência de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins está em constante interação com este pessoal, procurando trazer técnicas que os envolvam e, claro, valorize e fomente suas produções”, destaca a guarda-parque do Instituto, Marina Morena.

1º Festival da Cultura Popular Jalapoeira

Entre os dias 18 a 20 de julho, a praça do CAT, no centro de Mateiros, recebe o 1º Festival da Cultura Popular Jalapoeira. Conforme Andrea Lambertucci, do Varandas do Jalapão, que promove o festival, o objetivo é fortalecer, visibilizar e promover as Associações de Artesãos e Pequenos Produtores da região. Além disso, busca resgatar e acessibilizar a cultura tradicional jalapoeira, seu patrimônio material e imaterial.

O festival promete uma programação diversificada que inclui a inauguração do Espaço da Sociobiodiversidade, um centro integrado de educação ambiental do Naturatins. Este espaço será um ponto de referência para atividades educativas e de conscientização ambiental, e reforça o compromisso do Naturatins com a preservação e o desenvolvimento sustentável do Jalapão.

Um Dia no Parque

Promovida pela supervisão da APA do Jalapão, a programação do “Um Dia no Parque” na Cachoeira da Velha acontece no dia 21 e pretende oferecer aos visitantes uma experiência única com a natureza, contemplação das belezas e a biodiversidade do Jalapão.

Visitação às Dunas e Serra do Espírito Santo

Por causa da alta demanda durante este mês, equipes do Naturatins intensificam as atividades de controle da capacidade de carga e monitoramento do atrativo, para recepção e orientação aos visitantes sobre os procedimentos que devem ser adotados.

O visitante não pode fazer uso de fogueiras, bebidas alcoólicas, cigarros, alimentação; não utilizar aparelhos musicais e sonoros, nas Dunas e no estacionamento; não entrar com animais domésticos (exceção para cães guia); e não realizar qualquer tipo de coleta: fauna, flora, rochas ou outros recursos.

Para agendar a entrada nas Dunas e Serra do Espírito Santo, é necessário apresentar o voucher, disponível para emissão neste link. A entrada só é permitida na presença de um Guia de Turismo ou Condutor Ambiental Local. Turistas particulares devem adquirir o voucher por meio de uma Associação Local ou Cooperativa Turística credenciada.

Os horários de entrada variam entre 5h e 9h, e das 14h às 17h30 para as Dunas, e das 5h às 9h e das 14h às 16h para a Serra do Espírito Santo. O limite de permanência é até as 11h pela manhã e 18h30, à tarde.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA