logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins promove inserção de jovens no mercado de trabalho com programa inovador

Destaque para o crescimento econômico e inclusão social marcam o primeiro semestre de 2023 no Estado

O Governo do Tocantins marcou o primeiro semestre de 2023 com o lançamento bem-sucedido do programa Jovem Trabalhador, executado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Com mais de 3.800 jovens inscritos e 326 já trabalhando, o Jovem Trabalhador se destaca como o maior programa de primeiro emprego do norte do país.

O programa tem como objetivo inserir 3 mil adolescentes e jovens, entre 16 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 139 municípios tocantinenses, no mercado de trabalho. Os jovens assinam contratos formais de até 24 meses e recebem salário-mínimo por hora trabalhada, além de benefícios como uniforme, crachá, vale-transporte, 13º salário, seguro de vida, férias, atendimento psicossocial e psicopedagógico.

Para a estudante Lara Kaline Virgínio, de 17 anos, que foi uma das primeiras jovens contratadas, o programa representa uma oportunidade única de crescimento profissional. “Estou muito feliz com a oportunidade, estou estudando e quero fazer Direito. Para mim, será muito bom aprender mais sobre essa área trabalhando aqui na Procuradoria do Estado”, disse a jovem.

O secretário da Setas, Jonis Calaça, ressaltou a importância do programa para os jovens tocantinenses. “A proposta do Programa é completa e dará, aos nossos jovens, uma oportunidade única de ingressar e crescer no mercado de trabalho”, afirmou.

Além do programa Jovem Trabalhador, o Estado do Tocantins se destacou nacionalmente na geração de empregos, com um saldo positivo de 7.026 novos empregos gerados de janeiro a maio de 2023, com destaque para os setores de serviços, comércio, construção civil, indústria e setor agropecuário.

O governador do Estado, Wanderlei Barbosa, atribuiu os números positivos às ações do Governo que visam promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social do Tocantins. “São investimentos em infraestrutura e incentivos para as empresas, além de programas como o Jovem Trabalhador que visam dar oportunidade de qualificação e crescimento para todos os tocantinenses”, destacou.

O Governo do Tocantins, por meio da Setas e do Sistema Nacional de Empregos (Sine), também oferece apoio tanto a trabalhadores quanto a empresários, com serviços de intermediação de mão de obra, qualificação profissional e orientações sobre carteira de trabalho e seguro-desemprego. Mais de 48.000 atendimentos foram realizados pelo Sine Tocantins no primeiro semestre de 2023, incluindo 11.776 encaminhamentos de trabalhadores ao mercado de trabalho.

Além disso, o Governo incentiva ações de inclusão produtiva para geração de renda para famílias em vulnerabilidade social, oferecendo cursos de capacitação e oficinas de desenvolvimento pessoal e profissional.

No âmbito da Assistência Social, a Setas contribui para a manutenção da Rede de Proteção Social, com 154 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e 23 Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) no Estado. Foram realizados mais de 120.000 atendimentos nos Cras e mais de 6.900 atendimentos individualizados nos Creas no primeiro semestre de 2023.

A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, gerenciada pela Setas, oferece hospedagem para pessoas que realizam tratamentos de saúde nos hospitais públicos estaduais de Palmas, com mais de 7.500 atendimentos realizados nos cinco primeiros meses de 2023.

O Governo do Tocantins segue comprometido com a promoção do desenvolvimento integral do Estado e a melhoria da qualidade de vida dos tocantinenses através de iniciativas inovadoras e ações que visam o fortalecimento do mercado de trabalho e a inclusão social.

Lara Kaline foi uma das primeiras jovens a ser contratada pelo programa Jovem Trabalhador – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Governo atende empresários e trabalhadores por meio dos serviços do Sine – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Secretário da Setas, Jonis Calaça, fala sobre a importância de programas como o Jovem Trabalhador – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Governo capacita 280 pessoas com cursos de inclusão produtiva, dessas 70 já estão trabalhando – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Casa de Apoio realizou 7.521 atendimentos de janeiro a maio de 2023 – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Feira de Economia Solidária apoiada por programa de Inclusão Produtiva da Setas – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins lançou programa inovador de primeiro emprego e investe em economia e assistência social para promover melhoria consistente na vida dos tocantinenses – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA