logo

Conecte conosco

Fiscais da Prefeitura de Gurupi participam de treinamento para manuseio de sonômetro

Um grupo de 33 fiscais da Prefeitura de Gurupi participa de um treinamento de manuseio do sonômetro, aparelho utilizado para medir o nível da pressão sonora de um determinado ambiente.

A capacitação visa também a atualização da norma 10151 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece os procedimentos técnicos a serem adotados na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações, bem como procedimentos e limites para avaliação dos resultados em função da finalidade de uso e ocupação do solo.

Participam do treinamento, que finaliza nesta terça-feira, 22, os fiscais de meio ambiente, fiscais de trânsito e fiscais de postura e edificações. A capacitação é ministrada virtualmente por Sérgio Soares, engenheiro sanitarista e ambiental e analista ambiental na Unidade Técnico-Pericial Ambiental do MP-GO.

“O município tinha decibelímetros, mas não atendiam às normas vigentes, e hoje com a aquisição deste novo aparelho vamos poder atender às normas da ABNT e assim, dar mais segurança para o fiscal na hora de executar o serviço e aplicar as ações necessárias para poder coibir esta poluição que tanto causa transtornos para a população”, afirmou o fiscal de meio ambiente, Hallefy Elias Fernandes.

O coordenador de Posturas, Renato Alves Pinto, conta que este novo equipamento vai facilitar os trabalhos dos fiscais do município. “Vai facilitar porque ele é um aparelho moderno. O sonômetro entrou no lugar do decibelímetro e com ele vamos poder fazer as medições mais precisas e atender a população em relação às questões de poluição sonora e perturbação do sossego”, declarou Renato.

O sonômetro foi adquirido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças.

Segundo o diretor de Posturas e Edificações, Alex Magalhães, após esta capacitação o trabalho de fiscalização será intensificado na cidade. “Serão conferidos veículos de propaganda, que são os trios elétricos, carros de som, entre outros. Vamos tentar regularizar todos eles e vamos ter que emitir o alvará de todos, onde será feita uma ação conjunta envolvendo os departamentos de Postura, Meio Ambiente e Trânsito”, frisou o diretor reforçando que casas noturnas e boates também serão fiscalizadas com a utilização do sonômetro.

Denúncias:

Caso o gurupiense precise denunciar situações de poluição sonora ou perturbação do sossego, pode entrar em contato com a Prefeitura de Gurupi, por meio dos seguintes contatos:

👉 Departamento de Postura e Edificações: (63) 3315-0032;

👉 Ouvidoria do Município: (63) 3301-4380;

👉 Aplicativo Colab – https://www.colab.re/

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA