logo

Conecte conosco

Escolas da rede estadual promovem atividades lúdicas em comemoração ao Dia da Matemática nesta sexta

Visando estimular o ensino da matemática com uma abordagem lúdica, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está promovendo a Semana da Matemática nas mais de 530 escolas estaduais do Tocantins.  A culminância do projeto acontece nesta sexta, 6, data em que é comemorado o Dia Nacional da Matemática. As unidades de ensino vão utilizar diversos recursos para abordar a disciplina como gincanas, teatro, literatura de cordel, confecção de ábacos, (antigo instrumento de cálculo) e tangran (quebra-cabeça chinês).

Segundo o assessor técnico de matemática da Seduc, Dionízio Pereira Neto, com a realização da Semana da Matemática a pasta busca estimular o estudo da disciplina de forma dinâmica, enfatizando as aplicações na rotina dos alunos. “O objetivo é trabalhar a disciplina como área do conhecimento humano. Cada escola está abordando o assunto de forma diferente, mostrando como ela é necessária às outras áreas do conhecimento e desmistificando o aprendizado das ciências exatas”, frisa.

A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento do matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, que era admirador da cultura árabe, e adotou esse pseudônimo.  Ao longo de seus 79 anos, ele publicou 120 livros, que foram sucesso de venda. A obra mais famosa é “O homem que calculava”, um best seller que até hoje atrai as novas gerações para o mundo dos cálculos matemáticos.

dia da matematica. 1Entre os educadores e estudantes a Semana da Matemática tem feito tanto sucesso que novos projetos afins estão sendo desenhados. “O resultado está sendo surpreendente e já estamos planejando outras ações para este ano para abordar o conteúdo de forma divertida. Para 2017, a intenção da Seduc é inserir a Semana da Matemática no calendário escolar, de forma que ela se torne permanente”, enfatiza a assessora técnica de matemática da Seduc, Walkíria Soares Almeida.

Programação

A programação nas escolas está sendo orientada pelas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Em Araguaína, para a culminância do projeto, o Colégio da Polícia Militar promove aula de matemática com o uso do violão, jogos como xadrez, dominó e banco imobiliário, além de exposição de maquetes confeccionadas pelos alunos durante a semana.

dia da matematica. 2Na DRE de Dianópolis, a Escola Estadual Novo Jardim, no município de Novo Jardim, montou salas temáticas com jogos, teatro, além de utilizar a literatura de cordel para estimular os estudantes. “Trazer essas novas formas de ensinar a matemática tem sido muito proveitoso. Os professores usaram muita criatividade para envolver os alunos e o aprendizado está sendo riquíssimo, já estão querendo saber quando será realizada a próxima Semana da Matemática”, relata a coordenadora da unidade escolar, Claudinea Figueredo.

Na cidade de Arraias, a Escola Estadual Jacy Alves de Barros incrementou as aulas com a confecção de jogos e disputas entre alunos. Na mesma Regional, O Colégio Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira, localizado no município de Combinado, aposta nas oficinas de origami, tangran e outras atividades para envolver o alunado. “Começamos contando a história da matemática, promovemos competições de xadrez, estudo sobre ângulos nos arredores da escola com o intuito de fazer os alunos compreenderem a aplicação prática do que aprendem em sala de aula”, conta a diretora da unidade de ensino, Clara Pereira dos Anjos.

As escolas da capital também buscam tornar o estudo da matemática uma aventura empolgante. O Colégio Estadual Criança Esperança realiza bingo com as operações matemáticas, oficina de tangran e origami e exibição de filmes. O Centro de Atenção à Criança (Caic), promove o desfile A Matemática na Passarela, além de apresentações de teatro e dança.

Também em Palmas, o Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes inova com o xadrez humano. Oficinas diversas e exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes também estão previstas. No CEM de Taquaralto, alunos, professores e comunidade se unem na Gincana da Matemática que terá cunho beneficente com arrecadação de alimentos para distribuição a pessoas carentes.

____

Parceiros:

Par_02

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA