logo

Conecte conosco

Ensino remoto é tema de debate com o secretário de Educação de Tocantínia

Na oportunidade foram discutidos com alunos, professores e gestores de escolas, assuntos relacionados com as questões envolvendo as aulas remotas durante esse período de pandemia.

O secretário municipal de Educação Tocantínia, professor e escritor André Goveia, foi um dos debatedores de uma live pelo Google Meet, na noite desta quinta-feira (13), promovida pelo GEST – Grêmios Estudantis: Ações para a organização e participação política e a iniciação científica, um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Miracema do Tocantins, em parceria com as prefeituras da região, com o intuito de desenvolver os trabalhos dos Grêmios Estudantis.

Na oportunidade foram discutidos com alunos, professores e gestores de escolas, assuntos relacionados com as questões envolvendo as aulas remotas durante esse período de pandemia. O secretário André Goveia discorreu sobre a experiência com o desenvolvimento das aulas remotas, explicando que esse processo se dá por meio de diferentes instrumentos para que um número maior de alunos tenha acesso à educação durante esse momento atípico em que estamos vivendo

Goveia destacou que para que os objetivos propostos nessa iniciativa alcancem os resultados esperados, é necessário que a equipe pedagógica use de muita criatividade para atrair a atenção dos alunos, estimulando, assim, o ensino-aprendizagem.

“Os alunos da rede municipal de educação de Tocantínia, têm à sua disposição, uma plataforma digital de fácil acesso. Além disso, foram distribuídos cadernos de atividades para os alunos, que também podem contar com a comunicação desenvolvida por meio de rádio comunitária, rádio amador, bem como, aplicativos e redes sociais, dentre outras ferramentas”, explicou o secretário.

Para Goveia, o mais importante nesse momento de pandemia é valorizar o bem maior que é a vida. Entretanto, garante que tudo que for possível realizar para desenvolver o ensino e aprendizagem será feito desde que essa ação não coloque em risco a vida dos alunos e dos profissionais da educação.

Participantes

Além do secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, foram debatedores nessa live, Brigitte Úrsula, professora adjunta do Colegiado de Pedagogia da UFT em Miracema. O assessor de Desporto, Cultura e Arte da DRE de Miracema.

Renato Nascimento, além dos estudantes do terceiro ano do Centro de Ensino Médio Dona Filomena, em Miracema, Carlos Eduardo e Roni Valdo. Mais de 60 pessoas entre alunos e profissionais da educação marcaram presença nessa live que teve como mediadora a estudante de Serviço Social Hélia Chaves.

Sobre o Projeto

O Gest tem o objetivo de despertar e fortalecer a consciência crítica e participação social dos adolescentes e dos jovens no desencadear um processo de organização e participação social e política dos adolescentes/jovens no contexto local; propiciar a aproximação e o envolvimento do jovem no espaço universitário; motivar os adolescentes/jovens para inserção na universidade pública e na iniciação científica.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA