logo

Conecte conosco

Delegação do Tocantins contabiliza 33 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2023

Estudantes tocantinenses participantes das Paralimpíadas Escolares 2023, que ocorrem em São Paulo, conquistam 33 medalhas até o momento. A delegação do Tocantins no evento nacional tem 76 integrantes, entre atletas e equipe técnica.

 

Desde o dia 29 de novembro, 47 paratletas do Estado estão competindo nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, parabadminton e halterofilismo.

Evelly Vitória Ribeiro fez dobradinha de ouro nas provas de lançamento de pelota e corrida 60 metros. Ela é aluna da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí.

Na natação, Bruno Gabriel Coelho Damaceno, da Escola Adventista de Palmas, garantiu a prata nos 100 metros nado livre. Maria Flávia Fernandes Silva do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, de Palmas, também levou a prata nos 100 metros nado livre.

Jakeline Pereira Silveira conquistou a prata no lançamento de disco. Ela é estudante do Colégio Militar do Estado do Tocantins Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína.

Felipe de Sousa Rocha, do Colégio Militar João XXIII, de Colinas do Tocantins, levou o bronze nos 75 metros. Alexandre da Silva, da Escola Estadual Ulisses Guimarães, de Pau D’Arco, ficou com a prata no lançamento de dardo.

Escola Maria dos Reis

Os alunos da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis, de Palmas, foram medalhistas em todas as provas que disputaram na quinta-feira, 30 de novembro. Sarah de Sousa Lima foi ouro nos 60 metros e no salto em distância.

Evelyn de Sousa Alves também foi campeã no lançamento de pelota. Edivan Sousa Pinheiro conquistou a prata no arremesso de peso.

Humberto Gabriel Sousa Nunes levou dois ouros: um no arremesso de peso e outro no lançamento de pelota. “É muita felicidade. Eu nem estou acreditando que consegui”, contou emocionado.

Mais resultados

João Pedro Gomes Cavalcante garantiu três medalhas: ouro no lançamento de dardo, prata nos 75 metros e no arremesso de peso. O aluno do Colégio Militar do Estado do Tocantins Santa Terezinha, de Miracema, relatou a sensação de vencer. “Só de estar aqui já é uma vitória grande demais. Estou muito feliz por levar três medalhas para o meu Tocantins. Agradeço a todos que me apoiaram para chegar até aqui”, comemorou.

Maria de Lurdes Coelho Morais, da Associação de Apoio aos Excepcionais (Apae) de Araguaína, foi ouro nas provas dos 400 metros. Edivaneide Silva dos Santos foi campeã no salto em distância e levou o ouro para a Escola Municipal Professora Safira Camêlo Gomes, de Campos Lindos.

Araguanã

A equipe da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, tem se destacado pelo número de vitórias, com seis medalhas.

Hentony Santos Carvalho já tem três ouros: 400 metros, 100 metros e salto em distância. Iure Lima Paiva acumula prata nos 400 metros e bronze nos 1500 metros. Heitor Santana de Sá conquistou o bronze no arremesso de peso.

O técnico do grupo, professor Rafael Gabarrão, revela o segredo de tantas medalhas. “Nós estamos empenhados dia e noite com dedicação e esforço para ver nossos meninos e meninas se superando e acreditando que eles são capazes de se tornarem paratletas profissionais”, contou.

Etapas

Para chegar às Paralimpíadas, os atletas participaram da 9ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Estado, e venceram a fase regional das Paralimpíadas, em Brasília/DF, onde conquistaram 88 medalhas e quatro recordes nacionais.

Os paratletas tocantinenses nas Paralimpíadas 2023 são alunos de escolas de Palmas, Dianópolis, Conceição do Tocantins, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Tocantínia, Guaraí, Colinas, Campos Lindos, Araguaína, Araguanã e Tocantinópolis.

Evelly Vitória Ribeiro, de Guaraí, fez dobradinha de ouro nas provas de lançamento de pelota e corrida 60 metros – Mari Rios/Governo do Tocantins

Jaqueline Pereira, do Colégio Militar do Estadual do Tocantins Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína – Mari Rios/Governo do Tocantins

Equipe da Escola Estadual Maria dos Reis, de Palmas – Mari Rios/Governo do Tocantins

Maria de Lurdes, de Araguaína, foi ouro na prova dos 400 metros – Mari Rios/Governo do Tocantins

João Pedro Cavalcante, do Colégio Militar de Miracema, já garantiu duas medalhas – Mari Rios/Governo do Tocantins

Heitor Santana de Sá, de Araguanã, conquistou o bronze no arremesso de peso – Mari Rios/Governo do Tocantins

Professor Rafael Gabarrão é o treinador dos 10 atletas de Araguanã que estão representando o Tocantins nas Paralimpíadas – Mari Rios/Governo do Tocantins

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA