logo

Conecte conosco

Workshop destaca experiências empreendedoras e cases de sucesso

Programação teve palestras e debates sobre o universo do empreendedorismo

Donos de microempresas que participam do Programa Brasil Mais Araguaína e universitários, aprimoraram os conhecimentos durante dois dias, no 6º Workshop de Gestão – O conhecimento te posiciona. O evento, realizado pelo Sebrae e Faculdade Católica Dom Orione, contou com a presença virtual de mais de mil pessoas em live no You Tube.

Na sexta-feira, 10, à tarde, o administrador e empreendedor Suedilson Sousa Lopes, compartilhou experiências empreendedoras e cases de sucesso. O momento foi mediado pela professora mestre Giannina Martins. À noite, o público conferiu palestra da engenheira de produção, Yanna Larizza Ferreira, sobre Planejamento Financeiro para Tomada de Decisão, Ferramentas e Estratégias. “Quando bem utilizado, auxilia o empreendedor a estabelecer as metas financeiras de curto e longo prazo, que serão estratégicas para alcançar os objetivos do seu negócio, além de servir como base para a tomada de decisões para permanecer no caminho certo. E isso é fundamental, pois a falta de recursos financeiros e a má administração do dinheiro estão entre os motivos que levam as empresas a fecharem ainda nos primeiros anos de vida”, destacou a palestrante.

Finalizando o primeiro dia de palestras, Newton Vieira, diretor da Febracis Palmas, debateu sobre como ter uma sucessão empresarial familiar de sucesso, mediada pelo professor Edelvar Vicente Rippel. Ele comentou sobre a importância de ter limites com amor, autorresponsabilidade e como as construções de boas memórias em família são importantes. “A família precisa ser um lugar de boas memórias, e tudo isso, tem a ver com sucessão. Um lar sadio começa com uma comunicação de amor, por isso, construir empatia, otimismo, reconhecimento, perdão, boas formações de crenças, busca pelo crescimento e excelentes propósitos são essenciais. Só quem entende de como lidar com pessoas poderá compreender melhor sobre negócios”, ressaltou.

Marketing na prática

No sábado, 11, com o tema Marketing Pessoal na Prática – Aquecendo a audiência, o administrador Alysson Douglas – estrategista de vendas online. “É necessário saber como conversar com as pessoas que seguem você, por meio de uma produção de conteúdo de qualidade e que prendam a atenção. O segredo da venda online não é o tráfego pago, mas sim, a plataforma de automação. Ela ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, mas de forma personalizada. Disparo de e-mails, agendamento de posts nas redes sociais e uso de chatbots são alguns exemplos”, explicou.

Durante a mediação do analista do Sebrae, Jacirley Nascimento, o palestrante tirou dúvidas de pessoas que estão começando a empreender, com dicas práticas de como começar. “O primeiro passo é procurar o Sebrae da sua cidade para, através de uma pesquisa de mercado e um plano de negócio, analisar toda a realidade do seu negócio de forma ampla. Após isso, juntamente com o auxílio deles, utilizar o Canvas do Marketing Digital, que é uma ferramenta para mensurar melhor o planejamento estratégico da sua empresa, definindo, quanto você vai investir no marketing, sua persona, ou seja, as pessoas que vão receber aquele conteúdo e os canais de comunicação pelo qual eles irão consumir aquelas informações. Todos esses passos serão essenciais para o sucesso do seu negócio, e consequentemente das suas vendas”, finalizou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.