logo

Vice-governador Wanderlei Barbosa marca presença na passagem de comando do 4º BPM em Gurupi

O 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) está sob o comando do tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza.

A solenidade para assumir oficialmente a nova função aconteceu na noite dessa quarta-feira, 19, no pátio da Unidade, em Gurupi.

O vice-governador Wanderlei Barbosa esteve presente juntamente com o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, além de outras autoridades civis e militares, praças e oficias do Batalhão.

O ex-comandante do 4º BPM, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, foi nomeado para chefiar o Estado-Maior da Polícia Militar do Tocantins, ou seja, atualmente é o subcomandante da Corporação. Em virtude deste ato, o 4º BPM precisou de um novo comandante, sendo designado o tente-coronel Jaime Porfírio.

Em sua despedida do Batalhão, o chefe do Estado-Maior agradeceu pelo apoio recebido dos policiais durante seu tempo de atuação à frente da Unidade. Ele ainda falou das diversas ações realizadas quando esteve no comando do Batalhão, dentre elas a valorização do serviço preventivo através das operações, apoio aos projetos sociais da Unidade, continuidade da reforma do prédio do 4º BPM, além da repressão à criminalidade com consequente redução dos índices criminais na região sul do Estado.

O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa destacou o comprometimento do coronel Barbosa no desempenho da função de comandante do 4º Batalhão e falou da confiança no tenente-coronel Jaime para assumir o comando da Unidade.

Durante a cerimônia foram entregues para o Batalhão 240 pares de coturno, 240 peças de uniformes, dois escudos balísticos e dois fuzis 7.62.

O vice-governador do Estado do Tocantins, falou da satisfação em entregar as armas, os equipamentos e as peças do fardamento aos policiais militares. Ainda parabenizou o coronel Babosa pelos serviços prestados na Unidade e ao novo comandante desejou sucesso na missão que se inicia. “Tenente-coronel Jaime, o senhor tem a confiança do comando da Polícia e do Governo do Estado para comandar e desempenhar um bom trabalho, esperado por toda a sociedade de Gurupi e do sul do Estado”, disse Wanderlei Barbosa.

No final do evento as autoridades foram conduzidas à sala do comandante do 4º BPM para a inauguração de três salas reformadas. Em seguida houve o descerramento da foto do coronel Barbosa, na galeria dos ex-comandantes do Batalhão.

Perfil do novo comandante

O tenenente-coronel Jaime Porfírio de Souza, é natural de Gurupi. Ingressou na Polícia Militar do Estado do Tocantins em 01 de agosto de 2003, através do Curso de Formação de Oficiais (CFO), pela Academia Policial Militar Tiradentes (APMT).  Foi declarado aspirante à oficial em 21 de abril de 2006.

Dentre as diversas atividades exercidas na Corporação, atuou como subcomandante na 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Colinas e na 6ª CIPM, em Miracema.

No dia 08 de janeiro de 2014 foi transferido para o 4º BPM, onde assumiu o comando de duas Companhias e por último a função de subcomandante da Unidade, em 30 de janeiro de 2018.

É graduado em Direito pela Unirg e pós-graduado em Polícia Judiciária pela Unitins.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.