logo

Véspera do aniversário de Gurupi tem inauguração da Praça Francisco Henrique de Santana e entrega das comendas Bernardo Sayão

Esta quarta-feira (13) foi movimentada em Gurupi com as festividades do aniversário de 61 anos da Capital da Amizade e da Prosperidade. A programação contou com entrega das comendas Bernardo Sayão, inauguração da Praça Francisco Henrique de Santana, entrega de veículos para o município, sorteio dos prêmios da Campanha IPTU Premiado, Bolo de 61 metros para a população e show com bandas regionais.

Novidade na programação de aniversário deste ano em Gurupi, a solenidade de entrega das comendas Bernardo Sayão foi realizada no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha. O objetivo da comenda é homenagear pessoas com destaque na história do Tocantins, e com relevantes serviços prestados à população do Estado.

Os homenageados foram o primeiro governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos (representado no evento pela secretária de desenvolvimento urbano Cristina Donato); segundo governador do Tocantins Moisés Nogueira Avelino; ex-vice-governador do Tocantins Raimundo Nonato Pires dos Santos (Raimundo Boi); ex-vice-governador do Tocantins Darci Martins Coelho; ex-desembargador João Alves da Costa e ex-senador Leomar de Melo Quintanilha. Cerimônia contou com a presença da Senadora Kátia Abreu.

Para o Prefeito Laurez Moreira, esta forma de homenagem é justa a quem prestou serviços relevantes ao Estado. “As comendas são uma forma de reconhecer, homenagear e incentivar pessoas que prestam bons serviços ao Tocantins. Todos os homenageados aqui nesta noite tiveram grande parcela de contribuição tanto na criação quanto na consolidação e desenvolvimento do nosso Estado e merecem nosso reconhecimento. Iniciamos em âmbito estadual, mas também homenagearemos futuramente com a comenda pessoas que contribuíram com nossa Gurupi”, disse o prefeito durante a solenidade de entrega.

“O coração chega a vibrar ao receber uma tão bela homenagem ainda mais ao lado de pessoas que marcaram a história do nosso estado do Tocantins, estou muito feliz e grato ao prefeito Laurez e Gurupi pela honraria”, disse Leomar Quintanilha. “Eu fico feliz tanto pelo reconhecimento quanto pela comenda ter o nome de uma pessoa tão importante como foi Bernardo Sayão”, relatou Raimundo Boi. “É uma homenagem maravilhosa e que nos deixa honrados, é a história do Tocantins sendo valorizada e destacada”, afirmou Moisés Avelino.

Praça Henrique Santana

Outra grande obra foi entregue a população, que irá proporcionar mais lazer e cultura as famílias gurupienses, além de ser um belo cartão postal de Gurupi. A Praça Francisco Henrique de Santana é moderna, aconchegante e a mais completa do Brasil. Ela foi equipada com um coreto para apresentações artísticas, parque infantil com gramado sintético, academia ao ar livre, iluminação de LED. Além disso conta com palco externo, auditório, museu, biblioteca e toda estrutura do recém-inaugurado Centro de Convenções Mauro Cunha, tudo isso em um só espaço.

Para o Prefeito Laurez Moreira, a Praça Francisco Henrique de Santana é o espaço público mais completo que ele já viu. “Obra completa como esta eu não conheço outra igual no Brasil. Isso porque ela está anexa ao Centro de Convenções que também entregamos recentemente. Aqui as famílias encontrarão de tudo, diversão para as crianças, cultura e arte, uma boa leitura na biblioteca municipal ao lado da praça e eventos dos mais variados segmentos no auditório interno, no palco externo e no coreto. Isso é resultado do trabalho que planejamos para Gurupi, que foi mudar a paisagem da cidade e torna-la um lugar agradável para se viver”, ressaltou o prefeito em seu discurso durante a inauguração.

A população compareceu na inauguração e o sentimento das famílias era de gratidão por receberem mais uma ótima opção de lazer. “Ficou linda a praça e eu virei sempre aqui com minha família aproveitar este espaço”, disse o torneiro mecânico Isaías Nascimento. “Essa praça ficou com a cara da população de Gurupi, que é hospitaleira e aqui as pessoas se sentirão confortáveis, a cidade está de parabéns por receber essa praça em seu aniversário”, relatou a doméstica Eva de Araújo.

Homenageado

Francisco Henrique de Santana, natural de Natividade (TO), foi o primeiro prefeito eleito de Gurupi, com mandato de 1961 a 1964. Dentre os seus feitos estão a criação do registro das marcas dos criadores de bovinos e equinos do município, conseguiu do governo do estado de Goiás a instalação do ginásio estadual de Gurupi, fundado pelo professor José Seabra Lemos, hoje o CEM de Gurupi.

A primeira agência bancária da cidade, o banco do estado de Goiás; a instalação do posto telégrafo; as construções e instalações dos grupos escolares Dom Alano e Pedro Ludovico Teixeira.  E conseguiu a realização do concurso público para professores estaduais e a nomeação dos aprovados. Doou terreno para a instalação da estação rodoviária de Gurupi e apoiou a luta dos pioneiros que estavam nas terras da Fazenda Mundo Novo.

Henrique Santana faleceu no dia 8 de agosto de 1964 aos 42 anos de idade.

Entrega de veículos

Logo após a solenidade de inauguração da Praça, o Prefeito Laurez Moreira realizou a entrega de veículos para a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e para a Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT). Para a saúde foi entregue uma nova ambulância. Já a educação recebeu 02 motos, 01 carro e 01 pick-up. E a AMTT agora conta com 06 motocicletas para reforçar a fiscalização no trânsito.

IPTU Premiado

A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças realizou ainda o sorteio da Campanha IPTU Premiado 2019. O objetivo da campanha foi premiar os contribuintes que estão em dia com o pagamento do imposto.

Os premiados foram: Adenilson Moreira do Prado (ganhador do Smarthphone), Sinésio Alves Ferreira (ganhador do notebook), Winicius Matias Tavares (ganhador da SmartTV), Eslyssandra Xavier Abreu (ganhadora da Moto 0 km) e Raimundo Nonato Pereira (ganhador do Carro 0 km).

Bolo de aniversário

Para comemorar em grande estilo os 61 anos da Capital da Amizade e da Prosperidade, a Prefeitura ofereceu um grande bolo de aniversário de 61 metros, correspondentes aos anos que a cidade completou. O bolo foi distribuído para a população na área externa do Centro de Convenções Mauro Cunha.

Shows Regionais

As apresentações culturais também fazem parte da programação de aniversário. Para abrilhantar as atividades realizadas durante as comemorações, teve shows com bandas regionais. No palco externo do Centro de Convenções Mauro Cunha as apresentações musicais ficaram por conta do cantor João Bolo e a banda Skema do Brasil.

Programação

Nesta quinta-feira (14), dia do aniversário de Gurupi, haverá programação esportiva durante o dia, com competições nas modalidades corrida de rua, futsal e futebol. Durante a noite será realizado o Casamento Comunitário no UniClube para oficializar a união de 100 casais e em seguida abertura da 2ª edição do Festival da Canção de Gurupi (II Gurufestival), no palco externo do Centro de Convenções Mauro Cunha.

Confira as demais atividades da continuidade da programação:

DIA 14/11/2019 – QUINTA- FEIRA

08h001º Torneio de Futsal Feminino

Local: IFTO

09h30SESI Corrida de Aventura – Edição 2019

Largada: Centro Olímpico Moreirão

 

 

15h30

Encerramento do Campeonato Municipal Taça 14 de Novembro de Futebol

Local: Centro Olímpico Moreirão

 

19h00

Casamento Comunitário

Local: Uniclube

21h00·         2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival

 

·         Show com Bandas Regionais

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

DIA 15/11/2019 – SEXTA- FEIRA

20h00·         2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival

 

·         Show com Bandas Regionais

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

 

DIA 16/11/2019 – SÁBADO

20h00·         Encerramento e Premiação da 2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival

 

·         Show com Bandas Regionais

 

 

Local: Centro de Convenções Mauro Cunha

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.