logo

Conecte conosco

Vereadores de Figueirópolis apresentaram várias propostas encaminhadas à prefeita Jaqueline Pereira

O plenário da Câmara Municipal de Figueirópolis aprovou o requerimento de autoria da vereadora Maria Rosa Correia. (SD), onde solicita providências do Executivo Municipal no sentido de determinar o serviço tapa buracos e de recapeamento com lama asfáltica em todas as ruas e avenidas que necessitam desse benefício.

A vereadora justifica essa solicitação, argumentando que, as péssimas condições de trafegabilidade dessas vias públicas têm gerado grande transtorno na população, que reivindica para que seja resolvido o problema urgentemente.

PATRULHA MECANIZZADA

Em outro requerimento também devidamente aprovado no plenário da Casa, a vereadora Maria Rosa Correia (PGL), uma Patrulha Mecanizada para atender a estrada Tranqueira II, que liga Figueirópolis à fazenda do senhor Lázaro Branco.

Maria Rosa disse que tem recebido diversas manifestações de moradores como o senhor Lázaro Branco, pioneiro há 70 anos, que mora nessa região e de produtores rurais que possuem suas fazendas por lá, tem reclamado que a patrulha mecanizada já está com muito tempo que não passa na estrada referida acima. Com isso a mesma encontra-se difícil para se trafegar.

“Na certeza de vosso deferimento e encaminhamento a Chefe do Poder Executivo Municipal, solicito providências no sentido de ver realizado com maior brevidade o objeto da presente solicitação”, destaca a parlamentar.

MAQUINA BENEFICIADORA DE ARROZ

Já as vereadoras Hérica Menezes (PSD) e Silvany Gonçalves (PT), querem que a prefeita Jaqueline Pereira, providencie a aquisição de uma máquina beneficiadora de arroz, para atender os projetos de assentamento Cobertão e Nossa Senhora da Conceição.

Os parlamentares explicaram que a aquisição dessa máquina beneficiadora de arroz, especialmente desenhada e desenvolvida para atender aos pequenos e médios produtores da agricultura familiar, possui unidade compacta que apresenta todas as operações de beneficiamento de arroz em casca em uma única maquina. Desta forma com a aquisição dessa máquina beneficiara a todos os pequenos produtores desses assentamentos.

BAILE DE DEBUTANTE

Os vereadores Hérica Menezes e Professora Soraima Pereira (PTB), estão propondo a implantação do Projeto Sonho de Menina, para a realização do Baile de Debutantes para as adolescentes de 15 anos que residam no município de Figueirópolis, e que seja usuárias do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

A dupla de vereadoras autora da proposta, lembra que esse projeto tem como objetivo resgatar valores familiares e sociais, elevando a autoestima das adolescentes e mostrando que elas são capazes de realizar sonhos. As meninas que estejam completando idade de 15 anos que são usuárias do SUAS estarão realizando o sonho de um baile de 15 anos.

MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

Ainda de autoria da vereadora Hérica Menezes e da vereadora Professora Soraima Pereira (PTB), foi aprovado o requerimento onde elas pedem o serviço de manutenção para a estrada saída do Pietra até a propriedade do senhor Rafael Baiano, bem como, as estradas vicinais naquelas proximidades.

As vereadoras argumentam que as estradas daquela região se encontram em péssimas condições, podendo haver riscos eminentes de acidentes aos seus usuários, além do aumento de custo com manutenção dos veículos, principalmente dos moradores da região.

Já o requerimento de autoria dos vereadores Mábil Moreira (PL) e Mateus Pelizari também do (PL), que trata da reforma do CMEI Maria da Glória Cabral Moreno, e a construção de um parque infantil naquele local, foi aprovado por unanimidade e encaminhado para apreciação da prefeita Jaqueline Pereira.

REFORMA DE CEMEI

Os parlamentares argumentam que foi pensando na necessidade de se preservar a estrutura do CMEI Maria da Glória Cabral Moreno e promover qualidade e mais conforto ao atendimento às crianças que estudam nesta unidade escolar, foi que os levaram a apresentar essa proposta.

Eles ainda informam que essa unidade escolar se encontra já danificada pela utilização ao longo do tempo, comprometendo, dessa forma, o bem-estar das crianças e funcionários que ali se encontram.

MAIS REFORMAS

Em requerimento conjunto, os vereadores Mabil Moreira e Mateus Pelizari, solicitaram ainda a reforma e ampliação do prédio que abriga a Escola Municipal Professora Edileuza Barbosa, com a construção de mais uma sala para atender o reforço escolar.

Segundo os vereadores dessa solicitação visa garantir o conforto e segurança das crianças nessa unidade escolar, visto que a mesma já está desgastada pela utilização de longos anos sem reforma. As crianças precisam de um ambiente escolar mais qualificado e bonito onde possam se sentir confortáveis para realizarem seus momentos de lazer e estudos, inclusive as mesmas também necessitam de sala para reforço, pois há na Escola crianças que precisam de um acompanhamento especial, mais de perto, pois possuem dificuldades de aprendizagem, e com a sala seria possível eles melhorarem bastante

FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCCENES

Os vereadores Elias Teixeira Sobrinho (PSL) e Sanderley Ramos Melo (MDB), apresentaram requerimento ao Poder Executivo Municipal, onde propõe que o município crie ou faça adesão aos programas do Governo Federal ou do Governo Estadual, que possibilite aos jovens e adolescente sua formação profissional e o acesso ao primeiro emprego.

“Nossa Figueirópolis tem muitos jovens e adolescentes cheios de energia e inteligência, mas que estão parados por falta de oportunidade de engajamento profissional devido à falta de experiência. Tais pessoas precisam de acesso ao primeiro emprego para assim se tornarem conhecidos e reconhecidos. Além disso, precisam também de formação para se prepararem para enfrentarem o mercado de trabalho”, foi o que argumentaram os autores da proposta.

FONTE LUMINOSA

A Instalação de Fonte Luminosa na Praça da Matriz foi o tema do requerimento apresentado pelos vereadores Arnor Parrião (MDB) e Sanderley Ramos também do (MDB).

No documento, os parlamentares afirmam que essa propositura visa embelezar um dos locais mais bonitos e movimentados da nossa cidade, a Praça da Matriz; onde também está sendo construída um santuário da Igreja Católica. E com essa deixará ainda mais linda nossa praça.

 

REFORMA DE CAPELA

Os vereadores Professor Elias (PSL) e Sanderley Ramos (MDB), apresentaram requerimento solicitando do Poder Executivo Municipal a reforma da Capela São Sebastião, localizada no P.A. Cobertão.

A comunidade católica do PA Cobertão e região utilizam a sede da Capela São Sebastião para realizarem seus cultos religiosos. Devido a pandemia as reuniões pararam de acontecer. Agora com o retorno das atividades normais, os religiosos católicos querem voltar a se reunirem para celebrações de missas e outros cultos em louvores e agradecimentos a Deus.

AUMENTO SALARIAL

Em outro requerimento aprovado, o vereado Professor Elias (PSL), propõe à prefeita Jaqueline Pereira, para que determine a realização de estudos de viabilidade, visando conceder um aumento salarial aos conselheiros do Conselho Tutelar.

“Levando em consideração o tamanho da responsabilidade que um conselheiro assume e o fato de que as pessoas que estão nesta função, assim como as que já passaram por ela, se dedicam o máximo para atender da melhor forma possível àqueles que as procuram. Vimos que chega a ser injusto a remuneração por eles recebida atualmente. Esta, que hoje, é de apenas um salário mínimo. Assim vejo a necessidade de um aumento salarial o mais rápido possível para estas pessoas, que muitas vezes, fazem mais do que suas obrigações para desempenhar, com êxito, seu papel frente a nossa sociedade”, foi o que disse o autor do pedido.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

O vereador Mábil Moreira (PL) está cobrando do  Poder Executivo Municipal o cumprimento do Adicional de Insalubridade, de acordo com laudo dos 20% do engenheiro do trabalho para os  Agentes Comunitários de Saúde  e Agentes  Comunitários de Endemias.

De acordo com o parlamentar, os Agentes Comunitários da Saúde e Agentes Comunitários de Endemia são os profissionais responsáveis por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde.

O parlamentar justifica que o ambiente de trabalho dos (ACS) e (ACE) não apresenta situações estáveis de trabalho, devido a influência das condições climáticas da cidade (principalmente calor, chuva, frio, etc) que podem trazer várias consequências que devem ser levadas em consideração.

“Portanto, em atenção aos serviços e condições em que esses trabalhadores prestam para comunidade, torna-se fundamental, relevante e de grande importância que o poder Executivo Municipal conceda o Cumprimento do Adicional de Insalubridade de acordo com Laudo dos 20% do engenheiro do trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE)”, justifica o vereador.

Leia mais sobre Figueirópolis do Tocantins

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA