logo

Conecte conosco

UnirG: candidatos da segunda fase de Transferência e Portador de Diploma fazem prova com segurança

Na manhã de ontem, 19, os inscritos na segunda fase do processo seletivo de transferência externa, interna e portador de diploma da Universidade de Gurupi – UnirG realizaram a prova. As avaliações tiveram início às 09h e seguiram até às 12h, no campus I da Instituição.
.
Participaram da seleção 207 candidatos concorrendo a 10 vagas, divididas entre os cursos de Medicina e Direito/Noturno. Dessas, uma foi para transferência de turno, para Direito, cinco para transferência interna e externa para Medicina e quatro para portador de diploma também para Medicina.

A concorrência para Direito/Noturno foi de cinco candidatos disputando uma vaga. Para  transferência de Medicina foram 12,8 candidatos por vaga e portador de diploma 3,5 por vaga. Apenas 14% dos inscritos não participaram da prova.
Conforme  o Presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS, Me. Eduardo Fernandes de Miranda, houve candidatos de Universidades  renomadas, como a USP, concorrendo a vaga. “Somos uma Instituição que cada dia mais é reconhecida nacionalmente. Tivemos um número superior de inscritos em relação ao último processo, porém, alguns não foram aprovados para esta segunda fase devido a dificuldade de enviarem a documentação exigida a tempo”, falou.

Assim como em todos os processos seletivos de Medicina da UnirG os candidatos passam por detectores de metais e coleta de digitais. Além disso, houve a preocupação com a preservação da saúde dos participantes, conforme orientações do Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi.
“Fomos questionados pelo Ministério Público Estadual em relação a prova ser presencial, mas apresentamos nosso protocolo com as medidas de segurança adotadas. O Comitê Gestor Municipal também teve conhecimento desse documento e foi sugerida a presença dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Eles realizaram a barreira sanitária na entrada da Instituição, medindo a temperatura corporal, fiscalizaram os procedimentos de distanciamento e o uso de máscaras de todos os envolvidos”, falou.
Em processos anteriores, havia cerca de 50 candidatos por sala, neste são permitidos, no máximo, 10 pessoas. “Optamos em fazer a seleção presencial porque garantimos a segurança dos candidatos, e ainda a inclusão dos inscritos como portador de diploma, pois em sua maioria não realiza a prova do Enem”, explicou Miranda.
Candidatos

O candidato César Luís Santos Filho é fisioterapeuta, morador de Lagoa da Confusão, e já disputou algumas vezes como portador de diploma na UnirG. “Atualmente estudo Enfermagem em outra Instituição e dessa vez resolvi tentar a transferência para Medicina, porque acredito que seja melhor para meu futuro”, declarou.
Para o inscrito como portador de diploma, Cid Almeida de Lima, de Uberaba (MG), biomédico com mestrado e doutorado, a tentativa é a realização de um  antigo sonho.
“Sempre quis estudar Medicina e o valor  da mensalidade ser acessível foi um dos atrativos para que eu disputasse a vaga. Nunca tentei em nenhuma outra Instituição pelo custo ser mais elevado e nas federais por eu ter concluído o ensino médio há 15 anos. Sou professor na UFTM,  fiz biologia devido as condições financeiras da época. Me senti seguro em relação aos cuidados realizado aqui contra a covid-19 e agora é torcer para que eu consiga alcançar meu objetivo”, concluiu.
Conforme o edital, o gabarito preliminar está disponível em www.unirg.edu.br/vestibular/ e o resultado final está previsto para ser divulgado dia 29. A matrícula deverá ser realizada nos dias 30 e 31 de julho.
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA