logo

Conecte conosco

TRE-TO defere candidaturas de Mauro Carlesse e do vice Wanderlei Barbosa

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deferiu nesta quarta-feira, 16, por unanimidade, os registros de candidatura do governador interino Mauro Carlesse (PHS) e de seu vice, Wanderlei Barbosa (PHS).

Os juízes e desembargadores entenderam que Carlesse não desrespeitou o protocolo de registro de candidatura. O pedido de impugnação de Carlesse havia sido feito pela coligação “A Vez dos Tocantinenses”.

O que motivou foi um polêmico episódio nos últimos minutos de registro das candidaturas, no dia 23. Adversários acusaram o governador de ter registrado seu nome fora do prazo legal, no entanto, por ter se atrasado, mas ele sempre negou.

O caso de Wanderlei era o mesmo da senadora Kátia Abreu: tempo de filiação. O deputado estadual se filiou ao PHS apenas no início de abril. O pedido contra ele foi feito pela coligação “A Verdadeira Mudança”, de Carlos Amastha (PSB).

Contudo, os desembargadores e juízes consideraram a excepcionalidade da eleição suplementar e admitiram a possibilidade de mitigar o prazo porque se trata de uma norma infraconstitucional.

 
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA