logo

Torneio 3 x 3 de basquetebol foi realizado em Gurupi

Neste sábado (08), atletas de Gurupi, Palmas e Araguaína participaram do Troneio 3×3 de basquetebol realizado na Capital da Amizade. O evento organizado por atletas locais foi sediado no ginásio da Associação Gurupiense dos Amigos do basquetebol (AGAB), e contou com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes.

O torneio reuniu 27 equipes e mais de 100 atletas em quatro categorias: Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Adulto feminino e masculino. Participaram equipes de Gurupi, Palmas e Araguaína. A competição é a primeira a ser realizada nessas proporções em Gurupi, com grande quantidade de times na disputa e arbitragem da Federação Tocantinense de Basketball (FTB).

A modalidade é considerada o esporte urbano número 1 do planeta e consiste em dois times de quatro jogadores, sendo 3 titulares e 1 reserva, frente a frente, em meia quadra. Em 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu a Basquete 3×3 entre as modalidades que serão disputadas nos jogos olímpicos de Tóquio em 2020.

Para o atleta e organizador do torneio, João Marco, o objetivo da iniciativa de realizar a competição é disseminar a modalidade em Gurupi e conquistar mais espaço. “É uma categoria nova e estamos tentando difundir ela, divulgar cada vez mais para que mais pessoas venham participar e praticar o basquetebol, e com isso trazer os jovens para a prática do esporte. Tivemos um apoio integral da prefeitura de Gurupi que foi fundamental para a realização do torneio nesta proporção com equipes de outras cidades”, destacou.

Um dos atletas participantes, Janilson Reis, da equipe Gurupi, também ressaltou a necessidade de divulgar a modalidade. “Muito bacana uma competição como esta, a modalidade vem crescendo e precisa deste tipo de incentivo e as competições são fundamentais para estimular os atletas”, disse,

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, por meio do projeto Esporte para Todos. “A Prefeitura concedeu todo o apoio para a realização do torneio de basquete 3×3, um evento que movimentou a cidade e até trouxe equipes de fora, isso acaba incentivando o crescimento desta modalidade. E o nosso intuito é este, promover a prática de todas as modalidades, sem distinção”, frisou o secretário da pasta, Antônio Carlos Pakalolo,

Vencedores

Os vencedores do torneio 3×3 de Basquetebol foram:

Sub-13 MASCULINO

↘ 1º – ATB/ACEB

↘ 2º – AGAB A

Sub- 15 MASCULINO

↘ 1º – ATB/ACEB

↘ 2º – AGAB A

↘ 3º – AGAB B

Sub-17 MASCULINO

↘ 1º – ATB/ACEB A

↘ 2º – AGAB A

↘ 3º – AGAB B

ADULTO FEMINO

↘ 1º – PALMAS A

↘ 2º – VIKINGS

↘ 3º – PALMAS

ADULTO MASCULINO

↘ 1º – GURUPI

↘ 2º – GURUPI ARAGUAIA

↘ 3º – CHERNOBOYS

Houve premiações para os vencedores de cada categoria, do 1º ao 3º lugar, com troféus e medalhas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.