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Tocantins participa de Encontro da Rede de Turismo do Sistema Sebrae

Estão presentes representantes de todos os Sebrae do Brasil

A busca pelo aperfeiçoamento do turismo no estado é uma das metas permanentes do Sebrae Tocantins nas diversas frentes de ações com projetos e programas voltados ao setor.  Pensando nisso, na tarde de ontem, 4, a diretora do Sebrae, Eliana Castro, e o analista Alex Veras, participaram em Fortaleza (CE) de uma roda de conversa sobre “Os desafios de estruturar um destino para o mercado”. Nesta terça-feira, os temas se desdobram durante a reunião da Rede de Inteligência de Mercado para o Turismo (RIMT), no Centro de Convenções da capital cearense.

Na oportunidade, a diretora compartilhou as boas práticas difundidas para impulsionar o turismo no Tocantins. “Estamos trazendo transformações significativas para os pequenos negócios turísticos e esse evento é uma excelente oportunidade para trocarmos experiências e mostrarmos a força que a cadeia turística tem no nosso estado”, ressaltou Eliana Castro.

O analista Alex Vera Dias, que também participou da reunião, destacou que “a participação do Sebrae Tocantins na RIMT se dá pelo projeto Energia para Crescer”. “Nós trabalhamos em contato direto com o trade turístico do Estado, observando as expectativas e tendências do mercado, ressaltando o bom relacionamento entre Sebrae Tocantins e Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa-Adetuc”, reforçou.

RIMT
O Tocantins está inserido na Rede de Inteligência de Mercado para o Turismo, que é um ambiente para análise e compartilhamento permanente de informações e conhecimentos entre os representantes do turismo, tanto da iniciativa privada, terceiro setor e poder público, para destinar a promoção de destinos, ambiente e realidade local dos estados brasileiros.

A RIMT possui uma biblioteca virtual acessível a qualquer pessoa interessada em informação turística. O objetivo é gerar um processo de sinergia e inteligência entre todos os envolvidos no setor do turismo e isso permite ampliar a profissionalização do marketing turístico nos destinos ofertados pelo Estado.

No Tocantins, a RIMT funciona com os objetivos específicos de integrar políticas públicas, obter maior efetividade das ações de promoção e apoio à comercialização, auxiliar a produção de informações, estudos e indicadores de turismo e antecipar tendências.

Como funciona a RIMT
Atualmente, a RIMT é coordenada pelo Ministério do Turismo e Embratur e apoiada pelo Sebrae Nacional, tendo como membros os representantes dos órgãos oficiais de turismo das UFs e os representantes do Sebrae nos estados. Em um segundo momento, está prevista a inclusão de novos membros representantes das entidades do trade turístico nacional

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