logo

Tocantínia prepara movimentada programação festiva para comemorar 65 anos de emancipação política

O município de Tocantínia completa, no domingo (07), os seus 65 anos de emancipação política. Porém, devido ao processo eleitoral, a comemoração de aniversário acontece na sexta-feira (05), com uma movimentada programação festiva.

Localizada a 75 km de Palmas  e administrada pelo prefeito Manoel Silvino Gomes Neto (SD), Tocantínia tinha 6.598 habitantes. em 2010, quando foi realizado o último censo do IBGE. Hoje, porém, estima-se que a população seja de 10 mil habitantes.

Programação

A programação de aniversário começa às  05 horas, com alvorada animada pela Banda de Música da Polícia Militar e, em seguida, carreata pelas principais  ruas da cidade. Já às 07 horas terá início o Desfile Cívico das escolas, com concentração na Praça Frei Antônio de Ganges, saindo pela Rua Jacinto Pereira, seguindo até a Avenida Nelson Louzeiro, contornando o conjunto habitacional da Feira Coberta e entrando na Avenida Goiás até a Praça Valperino Gomes de Oliveira.

Cartão Postal

Às 09 horas, o prefeito Manoel Silvino comandará a inauguração da Praça Valperino Gomes de Oliveira, que já está sendo conhecida como o novo cartão postal da cidade, já que, graças ao empenho da administração municipal, o local foi totalmente revitalizado, recebeu um paisagismo moderno e ganhou uma brinquedoteca, além de bancos e uma academia ao ar livre, com vários aparelhos para exercícios físicos. A praça também contará com uma imagem do homenageado, o ex-prefeito Valperino Gomes de Oliveira, que foi pioneiro da cidade.

Competições Esportivas

A comunidade Tocantiniense poderá assistir, a partir das 10 horas com o jogo de  futebol comemorativo entre a Escolinha de Futebol Amigos da Bola,  do CRAS  de Tocantínia e a Escolinha de Futebol Monte do Carmo. Para às 11 horas está marcada uma partida de vôlei entre as equipes de Tocantínia e  Miracema. Nesse mesmo horário também está marcado para acontecer o jogo das mulheres, numa disputa de Futsal Sub-10, quando as atletas da Escolinha de Futebol Amigos da Bola enfrentarão a equipe da Escolinha de Futebol da Aldeia Funil. Na programação também consta os jogos de handebol misto no período da tarde.

Apresentações Culturais

A efervescência da cultura Xerente poderá ser apreciada a partir das 16 horas, no Sambódromo, com várias apresentações culturais e exposição de artesanato indígena.

Para às 16h30min está marcada a realização da Corrida Ecológica de Rua de Tocantínia, com dois percursos:  2.500 e 5.000 metros, pelas principais ruas da cidade.  Logo após, às 17h30min., será dado início à Pedalada Ecológica de Aniversário, com percurso de 17 quilômetros pela área de chácaras, no entorno de Tocantínia.

Às 18h30min acontecerá  um Culto Ecumênico de Ação de Graças pela aniversário da cidade.  Após o culto, será realizado o I TOCASHOW – Festival de Talentos – Canto, Dança, Pintura e Poesia, e a premiação das competições esportivas  e do Festival.

História

O município foi criado em 7 de outubro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954. Em 2012, a Câmara Municipal de Tocantínia aprovou e o Prefeito Municipal sancionou uma Lei tornando a língua indígena Akwé Xerente, idioma oficial do Município junto com o português.

Atrativos turísticos

Praia do Sol e a aldeia indígena Xerente. Outro grande atrativo é a Festa do Berarubu.  Prato tradicional da região, o Berarubu   é feito com a carne da cabeça do gado. Essa iguaria já foi até premiada pelo Festival Gastronômico de São Paulo.

 

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.