logo

Talkshow Quem Educa, Faz! reúne líderes para debate e troca de experiências de sucesso na Educação tocantinense

Parte da programação do I Seminário de Líderes Educacionais do Tocantins, iniciativa da  Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o ‘Talkshow Quem Educa, Faz!’ reuniu dirigentes escolares em uma atividade lúdica que teve como intuito caracterizar e compartilhar estratégias de gestão escolar de sucesso no Tocantins. 

Mediado pelo secretário Executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes, o Talkshow foi protagonizado por diversos profissionais da Educação: Leandro de Souza Vieira, Leda Maria Tomazi Fagundes, Maristélia Alves dos Santos e a titular da Seduc, Adriana Aguiar. Todos eles conduziram palestras ao longo do dia, com temáticas voltadas para a gestão, liderança e papel do diretor na estrutura organizacional da Secretaria. Além disso, eles já trabalharam na gestão de escolas ao longo da jornada profissional.

A ideia foi fazer um debate entre os educadores sobre as vivências na sala de aula e na escola. Os profissionais da plateia puderam interagir com perguntas voltadas às experiências educacionais.

Robson Vila Nova destacou o objetivo da atividade de interação. “Durante evento, eles puderam expor suas vivências, e agora a intenção é dialogar e trocar experiências com os diretores escolares que participam do Seminário de Líderes Educacionais”, explicou.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, que tem vasta experiência em gestão escolar, tendo sido inclusive premiada nacionalmente pelo trabalho desenvolvido à frente do Colégio Estadual Costa e Silva, de Gurupi, destacou em sua fala características importantes para o sucesso frente à gestão escolar. “O diretor escolar deve acreditar em si mesmo. Ter foco, humildade e solidariedade para reconhecer oportunidades e pessoas. É preciso ter motivação para o bom desempenho de uma escola”, frisou.

Leda Maria, que atuou por anos como gestora, apontou que é necessário trabalhar em conjunto com a comunidade. “O mais importante para um diretor escolar é se desconstruir a partir daquilo que ouvimos dos estudantes e suas reivindicações. Esse processo contribui para nossa formação pessoal e, consequentemente, para a forma como vemos as pessoas na escola e ajudamos a construir a educação”, frisou.

Os profissionais da plateia puderam interagir com perguntas voltadas as experiências educacionais – Elias Oliveira/Governo do Tocantins

Para finalizar a atividade, o estudante Dowglas Pereira de Oliveira, há quatro dias da formatura no curso de medicina na Universidade Federal do Tocantins, contou sua trajetória acadêmica e agradeceu aos diretores escolares que contribuem para a sua formação. “Desde o ensino fundamental eu fui cheio de energia. Gostava de questionar e aprendi muita coisa com os gestores, professores e líderes das escolas que estudei. A lição mais importante que aprendi foi que nossos problemas pedem as melhores soluções possíveis e, assim, nos tornamos líderes criativos. Esse é o papel de um diretor escolar”.

Seminário

O I Seminário de Líderes Educacionais do Tocantins é uma ação da Seduc que acontece nos dias 19 e 20, no Auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Com a participação de 500 educadores, entre diretores das 449 escolas estaduais e técnicos da Seduc, o objetivo da ação é proporcionar troca de experiências e renovar os conhecimentos sobre gestão de pessoas e boas práticas educacionais.

Dowglas Pereira de Oliveira contou sua trajetória acadêmica e agradeceu aos diretores escolares que contribuem para a sua formação – Elias Oliveira/Governo do Tocantins

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.