logo

Sobe para 10 os casos suspeitos do coronavírus no Tocantins; 3 na lista oficial do Ministério da Saúde

Uma jovem chegou de Portugal na sexta-feira apresentando sintomas.

O Tocantins já tem 10 casos suspeitos do novo coronavírus, segundo boletim oficial divulgado no início da noite deste domingo (15) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

3 CASOS NA LISTA OFICIAL

Desses, há três casos na relação oficial do Ministério da Saúde. Além das duas jovens de Palmas que estiveram na Europa e passaram pela Itália, foi incluída também uma jovem de 22 anos que esteve em Portugal e chegou ao Tocantins na sexta-feira (13) já apresentando sintomas que a enquadram nos critérios de encaminhamento.

As amostras coletadas na jovem serão encaminhadas nesta segunda (16) para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e não há previsão de data para divulgação. Para os dois primeiros casos, o Instituto divulgará os resultados da contraprova na próxima terça (17).

OUTROS 7 CASOS

Além dos casos oficiais, há o acompanhamento de outros sete casos, três deles em Palmas e o restante nas cidades de Araguaína, Paraíso, Pindorama e Porto Nacional.

A Secretaria disse que aguarda os resultados preliminares dos exames realizados pelo Lacen para outras síndromes respiratórias.

CASOS SUSPEITOS

Para que um caso seja considerado oficialmente suspeito, o paciente deve apresentar febre e pelo menos um dos sintomas característicos de Síndrome Respiratória Aguda (SRA), como tosse ou falta de ar.

É necessário também que o paciente tenha passado em algum país com alta incidência de casos relacionados ao Covid-19 ou tenha tido contato com pacientes com diagnóstico confirmado.

Caso os resultados de exames efetuados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para outras síndromes respiratórias, como Influenza, sejam inconclusivos, o paciente entra oficialmente na lista oficial do Ministério da Saúde (MS).

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

A Secretaria de Estado da Saúde disse que abordará junto à imprensa apenas os casos que se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde (MS), ou aqueles que eventualmente possam ser confirmados. A medida se torna necessária para evitar reforço aos falsos casos que surgem diariamente.

A SES recomenda que a população se tranquilize diante do alcance midiático do novo vírus. Até o momento, não há confirmação de casos do novo coronavírus no Tocantins.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.