logo

Conecte conosco

Setas recebe MPE para discutir parceria na criação de centro integrado de atendimento às vítimas de violência

Setas recebe MPE para discutir parceria na criação de centro integrado de atendimento às vítimas de violência

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Messias Araújo, acompanhado de uma equipe multidisciplinar da pasta, recebeu na última quinta, 06, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação (Caopije), promotor de justiça do Ministério Público Estadual (MPE) Sidney Fiori Júnior, para discutir sobre a criação do centro integrado de atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

O objetivo do centro é concentrar todas as instituições que prestam atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em um só espaço físico na capital, para que tenham o atendimento de uma equipe multidisciplinar especializada.

Centro Integrado de Atendimento

A criação do centro integrado de apoio atende ao disposto na Lei 13.431/17, que regulamenta a organização dos serviços públicos para que as crianças não precisem repetir seu relato em ocasiões diferentes, aos profissionais das áreas de proteção de direitos, segurança, saúde e do Sistema de Justiça – repetição em que elas vivenciam o processo de “revitimização”, ao relembrar e expor a violência sofrida.

Como a lei orienta que os profissionais sejam qualificados para atender às crianças e adolescentes, o promotor de justiça veio à Setas em busca da disponibilidade de profissionais das áreas de assistência social e psicologia para integrarem a equipe. Sobre a solicitação do promotor, o gestor da Setas se comprometeu a auxiliar na busca dos profissionais com o perfil adequado. “O público deste centro integrado serão, em sua maioria, famílias em situação de vulnerabilidade, o que vai de encontro à área de atuação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por isso temos todo o interesse em contribuir”, destacou Messias Araújo durante o encontro, completando que será um centro de referência para todo o Estado.

A proposta é que o Centro seja instalado na estrutura do antigo Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ciaca), localizado na quadra 504 sul. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MPE)

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA