logo

Conecte conosco

Setas participa da reunião nacional de gestão do Programa Criança Feliz

Evento faz parte das atividades do Mês da Primeira Infância, comemorado no mês de agosto

A equipe do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social  ( Setas), que coordena o Programa Criança Feliz no Tocantins, participa, entre os dias 2 e 4 de agosto, da Reunião Nacional  de Gestão do Programa Criança Feliz (PCF) /Primeira Infância no Suas, em Brasília. A ação é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância.

O evento faz parte das atividades do Mês da Primeira Infância, comemorado no mês de agosto e inclui reuniões temáticas, palestras e 14 webinários para fortalecer o trabalho das equipes que atuam em todo o país, pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

“O objetivo deste encontro é oportunizar o alinhamento técnico sobre a gestão e  debater o acompanhamento do PCF, bem com os desafios enfrentados nas esferas federais, estaduais e municipais, ao implementar  políticas públicas voltadas à Primeira Infância, segundo a coordenadora estadual do programa no Tocantins”, destaca a coordenadora do PCF no Estado, Katilvânia Guedes.

“O encontro de coordenadores e multiplicadores do Programa Criança Feliz compõem agenda nacional da programação do mês da primeira infância, em que todos os entes federativos voltam seus olhares para a pauta da primeira infância como prioridade, dada a relevância do investimento no começo da vida, garantindo que todas as crianças tenham condições dignas de vida e equidade social”, explica  a coordenadora.

Em paralelo ao encontro, será promovida a Reunião de Coordenadores Estaduais do PCF, nesta quarta-feira, 03, no período da manhã. Já no dia 4, será a vez da Reunião de Secretários Estaduais da Assistência Social e Coordenadores do PCF.

Criança Feliz

É uma estratégia alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

O objetivo é promover ações voltadas para o público de zero a seis anos de idade, que compreende a primeira infância.

Para auxiliar as famílias em vulnerabilidade social com gestantes e crianças de até seis anos, o Programa Criança Feliz promove visitas domiciliares com profissionais capacitados a estimularem o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo infantil.

No Tocantins, em 2022, a iniciativa superou 8 mil crianças, mais de 1.3 mil gestantes e mais de 9.7 mil pessoas visitadas ao longo do ano, totalizando 1.637 mil visitas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.