logo

Conecte conosco

Sesc Tocantins comemora Dia Nacional do Livro Infantil com programação em Araguaína, Gurupi e Palmas

Evento: Literatura na Biblioteca
Datas: 18 e 25 de abril
Entrada: Gratuita

A literatura proporciona a criação de um universo lúdico e o despertar da imaginação para as crianças. É pensando na importância da leitura na infância, que o Sesc Tocantins, em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, irá realizar o projeto Literatura na Biblioteca.

A programação será realizada, simultaneamente, no dia 18 de abril, com narração de histórias nas Unidades do Sesc em Araguaína, Gurupi e Palmas. No dia 25 de abril, no CineSesc, haverá um debate literário com duas escritoras de livros infantis. O intuito é abordar a importância do livro infantil na formação do leitor e quanto a leitura na infância deixa marcas positivas.

Dia Nacional do Livro Infantil foi criado para homenagear o nascimento do escritor Monteiro Lobato, na mesma data em 1882. O autor é considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Confira a programação do Literatura na Biblioteca:

– 18 de Abril

Narração de Histórias
Horário: 10h e 16h
Local: Biblioteca infantil – Centro de Atividades Sesc Palmas
Inscrições: aberto ao público com agendamento prévio (pelo e-mail: [email protected] ou 3212-9909)
Vagas limitadas: 30 pessoas

Ella Costa é arte-educadora, contadora de Histórias e mediadora de leitura. Formada em Administração, possui especialização em Teatro e Educação. Acadêmica do Curso de Licenciatura em teatro pela Universidade Federal do Tocantins. Atua como arte- educadora, mediadora de saberes com foco nas poéticas, práticas artísticas e construção do conhecimento.

Narração de Histórias
Horário: 10h e 16h
Local: Biblioteca infantil – Centro de Atividades Sesc Araguaína Anselmo da Silva Moraes
Inscrições: aberto ao público com agendamento prévio (pelo e-mail: [email protected] ou 3416-0100 | Ramal 0107/0113).
Vagas limitadas: 30 pessoas

Fernanda de Alcantara é nascida e criada em Araguaína Tocantins. Escritora do livro “Srta Fê – uma contadora de histórias em busca de pontos e mais pontos de vista”, já participou quando ainda era estudante do projeto do Sesc de Mediação de Leitura nas escolas, em 2011. É formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e atua profissionalmente como social media.

Narração de Histórias
Hora: 10h e 16h
Local: Biblioteca infantil – Centro de Atividades Sesc Gurupi
Inscrições: aberto ao público com agendamento prévio (pelo e-mail: [email protected] ou 3301-2108).
Vagas limitadas: 40 pessoas

Fernando França é ator e, por meio de teatro de objetos, irá dramatizar o Livro: “Em busca do pequi dourado”. Na narração, utilizará objetos cotidianos e não animados, como caneta, cabeça de alho, pote de cola, lenço, entre outros, para “simbolizar” e caracterizar os personagens, criando vozes e movimentos que facilitem a imaginação das crianças. Esta narração cria laços com aquilo que é dito e é mostrado pela representação de objetos.

– 25 de Abril

Debate Literário
Horário: 19h30
Local: CineSesc – Centro de Atividades Sesc Palmas

Debate literário com as escritoras de livro infantil Caira Lima e Irma Galhardo, e mediação de Gislene Camargos. O tema abordado será “Leitura na infância: o despertar para o gosto pela literatura”. O bate-papo será sobre as obras “O Maior Nariz do Mundo”, de Caira Lima, e “Mãe da Lua”, de Irma Galhardo.

Caira Lima nasceu em São Félix do Xingu (PA), apaixonada por literatura e com a convicção de que só a informação pode mudar o mundo, mudou-se para Palmas a fim de realizar o sonho da formação acadêmica, onde se graduou em Jornalismo pela UFT. Possui um livro-reportagem publicado intitulado “A Dor Mais Doída – relatos de violência obstétrica” que recebeu o prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Região Norte. O Maior Nariz do Mundo é o seu primeiro livro infantil, que surgiu como um presente de aniversário para a pequena Mariah, prima da autora, no seu aniversário de 2 anos.

Irma Galhardo é escritora, cordelista e contadora de histórias. Mestra em Estudos Literários pela UFT e Mestra da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura. É referência na literatura infantil tocantinense, tem oito livros publicados e vários prêmios por editais. É membro da Academia Palmense de Letras, membro correspondente de algumas Academias de Letras no Brasil e já participou oficialmente de Salões do Livro na Suíça e na Itália. É autora do projeto de incentivo à leitura Caravana de Lendas do Tocantins.

mediadora Gislene Camargos é escritora e autora dos livros de poemas “Rosas e Jabuticabas”, “Amor em quarentena”, “Dançando com a Menô”, “A menina que engolia sementes”, “Fruta temporã”, “Batom no dente”, “A menina que apagava o quadro”, entre outros (no prelo). Escreveu, em parceria com a autora portuguesa Vanda de Sousa, o livro de poemas “Outros mares, novas caravelas” (no prelo). Participou das antologias “Onde mora o Girassol” e “Para amar não precisa estar perto”.

Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA