logo

Sesc cuida da saúde de mulheres o ano todo

Instituição realiza mamografias em mulheres entre 50 e 69 anos, gratuitamente e sem necessidade de pedido médico, de Norte a Sul do Brasil. Resultados saem com agilidade: em torno de 15 dias.

O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil e o de colo de útero o terceiro, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nos dois casos, a detecção precoce é o maior aliado para a cura da doença.

Com atuação marcante na prevenção pela promoção da saúde, o Sesc mantém a maior rede de unidades móveis para realização gratuita de exames. Os exames Papanicolau são realizados em mulheres entre 25 e 64 anos e as mamografias, em mulheres entre 50 e 69 anos, sem necessidade de pedidos médicos. As faixas etárias seguem as diretrizes nacionais e internacionais de rastreamento, propostas pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Inca, orientações que também estão alinhadas pela Organização Mundial de Saúde.

Não apenas durante o Outubro Rosa, mas ao longo de todo o ano, circulam por 22 estados de Norte a Sul do país, 25 unidades do Sesc Saúde Mulher. Juntos, possuem capacidade para realizar, anualmente, 176 mil mamografias para rastreamento de câncer de mama, 176 mil exames para rastreamento de câncer de colo de útero (Papanicolau, também conhecido como “preventivo”) e 275 mil atendimentos com orientações educativas sobre temas de saúde sexual e saúde reprodutiva.

Os atendimentos são realizados em caminhões devidamente equipados, divididos em salas com mamógrafo e mesa ginecológica. Além dos exames gratuitos, o Sesc também oferece programação com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre diversos temas na área da saúde, realizados em tenda montada anexa à unidade móvel.

Pensado para atender o público feminino, o Saúde Mulher também é gerido por mulheres. As unidades móveis contam com equipes predominantemente femininas, incluindo uma enfermeira, duas técnicas de radiologia e uma educadora em Saúde, que fazem o acolhimento das pacientes. A gestão também é realizada por coordenadoras, incluindo analistas, gerente de saúde e diretora de programas sociais.

As mamografias são remetidas online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), referência nacional em pesquisa, diagnóstico e tratamento da doença, também chamado Hospital do Amor. Especialistas do hospital produzem os laudos, que são enviados para a unidade móvel, que entregam os resultados via Secretaria Municipal de Saúde e fazem o acompanhamento.

Os resultados costumam ficar prontos em torno de 15 dias a partir da realização dos exames, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit de equipamentos e da grande demanda na saúde pública, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames

Portal do Amaral

Portal do Amaral - O Seu Portal de Notícias / E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.