logo

Conecte conosco

SES-TO obtém aprovação para o Hospital de Doenças Tropicais ser um Hospital Universitário

A mudança aprovada pelo CES-TO permitirá que a unidade hospitalar amplie a oferta do campo de estágio das áreas de ensino da saúde

Durante a 302ª reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), realizada na quinta-feira, 14, na sede da Superintendência do Ministério da Saúde, em Palmas, foi deliberado e aprovado a propositura do projeto de alteração da Lei Complementar Nº 87, de 02 de setembro de 2013, a qual trata da doação do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em Araguaína.  A solicitação se faz necessária pela necessidade de ampliação do escopo de assistência diante da demanda de saúde, frente ao crescimento populacional, para outras clínicas, além das doenças tropicais, bem como atendimento do perfil de hospital escola.

A partir dessa mudança, o HDT-UFT se propõe a realizar ações e serviços de saúde de média complexidade ambulatorial e alta complexidade hospitalar (consultas, exames – serviços de apoio ao diagnóstico – SADT), procedimentos, cirurgias e internações, em caráter eletivo e de urgência que vão além daqueles relacionados diretamente como atendimento das doenças infecto contagiosas nas especialidades de cardiologia clínica; cirurgia geral; dermatologia, ginecologia; hematologia; infectologia; pediatria clínica; psiquiatria; oftalmologia clínica e cirúrgica; clínica médica; nefrologia; neurologia clínica; urologia; gastroenterologia + hepatologia e pneumologia.

“A alteração nessa lei de doação do HDT-UFT está voltada para uma perspectiva de destaque regional, proporcionando visibilidade e estabelecendo padrões de excelência na assistência à saúde e, especialmente, na formação dos profissionais de saúde, além do desenvolvimento pautado na sustentabilidade e responsabilidade com a gestão pública estadual”, disse a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico/SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto.

Para o superintendente do HDT-UFT, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, “com essa alteração da lei, poderemos ampliar e diversificar o perfil de atendimentos do HDT-UFT, ou seja, o hospital vai deixar de ser especializado em doenças tropicais e vai passar a ser um hospital geral, oferecendo um maior número de campos de estágios aos alunos de graduação e pós-graduação em medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Além disso, também teremos a permissão para a mudança do nome, o que é muito importante para toda a sociedade que passará a identificar o HDT como Hospital Universitário da UFNT, da Universidade Federal do Norte do Tocantins”.

A unidade

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) é uma unidade federal sob a administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) que foi doado em 2013 por meio da Lei Complementar n° 87 de 02 de setembro de 2013, com a necessidade de construir um hospital de apoio ao curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins para formação de profissionais de Saúde do Estado.

Com essa mudança, a unidade de saúde poderá ampliar o perfil assistencial, a oferta ambulatorial de novas especialidades médicas e a oferta de exames próprios de imagem como ultrassonografia, endoscopia e broncoscopia, além também da necessidade de início da realização de cirurgias eletivas para o atendimento da população.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA