logo

Conecte conosco

Servidores da Educação Básica compartilham experiências na 1ª Imersão Pedagógica

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promove nesta sexta-feira, 22, a 1ª Imersão Pedagógica com os servidores que atuam na educação básica, visando compartilhar ações, metas, situação diagnóstica e projetos previstos para serem realizados em 2019. 

Entre as ações, continuam tendo destaque o projeto #ToNoEnem, que conta com a realização de aulões aos sábados, objetivando ajudar os estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A secretária Adriana Aguiar aproveitou a reunião para lembrar aos servidores a necessidade de manter o foco e de acreditar na educação. “Precisamos sonhar, planejar e desejar que a educação de qualidade realmente aconteça. E que somos parte desse processo de construir a educação que sonhamos. Para que os resultados aconteçam é necessário desenvolvermos maturidade, companheirismo, lidar com a diversidade humana e trabalhar de forma coletiva. Não se consegue resultado técnico sem a mudança de postura. Afinal, a educação somos todos nós”, frisou.

O secretário executivo Robson Vila Nova falou sobre a oportunidade que cada um está tendo para ajudar nesse processo de mudanças na educação. “Precisamos ter clareza que o nosso tempo é agora, para investir nossas ideias, projetos e ações na melhoria da educação e da sociedade”, comentou.

O superintendente de Educação Básica, Edson Carlos Mendes dos Santos, lembrou que a educação é uma engrenagem, e que para funcionar necessita da colaboração de cada servidor no desempenho de suas tarefas.

A primeira imersão pedagógica visa ampliar o foco na aprendizagem dos alunos e nos trabalhos que estão sendo realizados na rede estadual da educação nas 499 unidades escolares.

A gerente da Educação Básica, Rosângela Souza Terreço, apresentou as metas do Índice da Educação Básica (Ideb). “Esses dados ajudam a nortear o planejamento do trabalho de cada setor”, pontuou. Rosângela explicou que, neste ano, a Seduc já assinou a adesão com a Olimpíada de Língua Portuguesa e vai incentivar as escolas e professores a participarem. “A participação na olimpíada ajuda no reforço da leitura e da escrita, por isso é importante para o município e para a escola a sua participação na olimpíada”, frisou.

Rosângela contou que o setor está atuando na revisão das estruturas curriculares do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e fazendo as adequações conforme o documento curricular.

Danilo Pinheiro Guimarães, gerente do Ensino Médio, falou sobre o projeto #ToNoEnem, que em 2017 atendeu 16 mil alunos, em 2018, contemplou 20 mil e que, neste ano, a equipe estima que 30 mil alunos sejam contemplados com as ações.

A Seduc também está dando uma atenção especial ao Novo Ensino Médio. No Tocantins, são 54 unidades escolares que já aderiram ao programa e estão ofertando o ensino, tendo como base o fortalecimento do protagonismo juvenil e os projetos de vida dos alunos. “Estamos pensando num currículo do ensino médio voltado ao mundo do trabalho. Também estamos planejando uma educação fiscal que ajude na formação do jovem cidadão. Queremos que os nossos alunos tenham uma nova postura de vida, pensem nos outros, no futuro da sociedade e que sejam conscientes de sua própria história”, comentou Danilo.

Homenagem

Durante a reunião, a secretária Adriana Aguiar homenageou a servidora Eusamar Araújo de Sousa, que atou no ano passado na superintendência da Educação. “Temos que valorizar os servidores e lembrar a contribuição que eles deram para o processo educacional”. A servidora Eusamar atua na Unidade Técnica Executiva do Programa Estrada do Conhecimento (PEC).

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA