logo

Conecte conosco

Serras Gerais promete encantar pela diversidade

Visitantes poderão conferir este e outros atrativos durante feira em Olinda

Diversidade é a tradução perfeita para a Região Turística das Serras Gerais, no Tocantins! São tantos os atrativos naturais e roteiros de experiência que fica difícil optar por apenas um entre tantos destinos!

Serras Gerais faz parte da maior cadeia de serras do Brasil e reúne algumas das cidades mais antigas do antigo norte goiano, erguidas há quase 300 anos, durante o Ciclo do Ouro. A preservação de tradições religiosas, festivas e gastronômicas é um dos destaques. Une-se a isso, um povo acolhedor e belezas naturais.

Se você quer banho, o Azuis, o menor rio do Brasil, é apenas uma das atrações das vizinhas Aurora e Lavandeira, que apresentam praias de água doce, morna e transparente, trilhas que levam a delicados lagos e exuberantes dunas e até cavernas cortadas por cachoeiras!

Em Rio da Conceição, o dia pode começar ou encerrar em um belo mirante. O passeio inclui a belíssima Lagoa da Serra e as 17 Travessias, onde os obstáculos fazem adultos se sentirem crianças; isso sem contar a vivência na Farinhada do Preto, um encontro com nossas raízes sertanejas e com as delícias da culinária sertaneja.

E o que dizer do espetacular Cânion Encantado, em Almas? É preciso ver se sentir a incrível experiência de contato com a natureza que esse local proporciona.

Pertinho dele, o Vale dos Pássaros é um verdadeiro santuário de preservação ambiental, com trilhas, duas belas cachoeiras, ancoragem em uma delas e a receptividade calorosa dos moradores locais.

Também fica nas Serras Gerais, no município de Pindorama, a Lagoa do Japonês, um dos destinos mais procurados pelos turistas. E para quem busca atrativos ainda pouco visitados, nossa dica é uma parada por Dianópolis, para uma trilha deslumbrante pelo Vale Encantado e pela Fortaleza dos Guardiões!

Durante da Abav Expo, que acontecerá entre 21 e 23 de setembro, em Olinda (PE), além das Serras Gerais também serão divulgados os atrativos do Jalapão, de Palmas e entorno, além da pesca esportiva e do turismo de observação de aves nas regiões do Cantão e da Ilha do Bananal.

Quadro

Atrativos das Serras Gerais

Principais atrativos:

Almas – 307 km de Palmas

Cânion Encantado, Vale dos Pássaros, Arco do Sol

Aurora do Tocantins – 514 km de Palmas

Rio Azuis, Escorrega, Gruta do Melado, Cidade dos Totens (dunas), Boia cross no Rio Palma, cachoeiras

Dianópolis – 340 km de Palmas

Vale Encantado, Fortaleza dos Guardiões, cachoeiras, Missões, carnaval tradicional

Lavandeira – 500 km de Palmas

Praia do Puçá, Praia do Pequizeiro, Poço Paraíso (acessíveis via Aurora)

Natividade – 220 km de Palmas

Centro Histórico, Trilha do Ouro, Cachoeira Primavera, festas

religiosas

Pindorama – 256 km de Palmas

Lagoa do Japonês

Rio da Conceição – 365 km de Palmas

Lagoa da Serra, 17 Travessias, cachoeira do Cavalo Queimado, Farinhada do Preto, boia cross no rio Manoel Alves, Mirante do Cerrado

Legendas das fotos/também salvas nas imagens:

Um mergulho no Rio Azuis, o menor rio do Brasil_Hiro Isogai

Cânion Encantado, um dos paraísos das Serras Gerais_Seleucia Fontes

Vale Encantado, localizado em Dianópolis_Flávio Cavalera

Cavalo Queimado, uma das cachoeiras da região de Rio da Conceição Marcelo Prado.

Cachoeira da Velha, em Mateiros, um dos atrativos mais visitados do Jalapão. Foto Angélica Lima

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA