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Senadora e autoridades garantem inclusão da BR-010 no PAC e licitação em 2023

Audiência com DNIT assegura priorização da rodovia essencial para Tocantins e Brasil

A construção da BR-010, rodovia que corta o estado do Tocantins, foi o tema central de uma importante audiência que ocorreu na segunda-feira, 2 de outubro. A Senadora Professora Dorinha, representando o estado do Tocantins, se reuniu com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, para discutir o futuro da estrada. O encontro também contou com a presença do Governador Wanderlei Barbosa, do Deputado Federal Ricardo Ayres e representantes do Movimento Pró-BR-010.

Durante a audiência, o diretor geral do DNIT confirmou a inclusão da BR-010 no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e anunciou que o processo licitatório para a obra está programado para ocorrer ainda em 2023.

A Senadora Professora Dorinha destacou a importância estratégica da BR-010 não apenas para o estado do Tocantins, mas para todo o Brasil. Ela afirmou: “Essa é uma demanda antiga de um movimento social suprapartidário pela conclusão da BR-010. Uma obra de grande importância para a infraestrutura logística do Tocantins.”

O diretor do DNIT, Fabrício Galvão, ressaltou que, ao ser incluída no PAC, a construção da BR-010 no Tocantins se tornou uma prioridade. Ele declarou: “O DNIT compreende a importância desse empreendimento, e ainda este ano, vamos contratar o projeto. Vamos dar início ao processo de licenciamento ambiental e retomar as obras da BR-010, que é um grande sonho e um empreendimento de integração crucial para o país e para o Tocantins.”

O Governador Wanderlei Barbosa agradeceu a notícia e enfatizou o comprometimento de todos os envolvidos na realização dessa obra vital. Ele disse: “Recebemos um sinal positivo para continuarmos trabalhando por essa obra. O DNIT confirmou a priorização e também temos o comprometimento da bancada federal em alocar os recursos, por meio de emendas, para essa rodovia.”

A BR-010 possui uma extensão de 1.955 km, ligando Brasília (DF) a Belém (PA), paralela à BR-153. A rodovia atravessa os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. No Tocantins, são aproximadamente 735 km que passam pelos municípios de Rio Sono, Bom Jesus, Santa Maria, Itacajá e Goiatins, áreas que aguardam ansiosamente a pavimentação asfáltica para impulsionar o desenvolvimento regional. A inclusão no PAC e o compromisso de licitar a obra em 2023 representam um passo importante em direção à realização desse projeto crucial para a região e o país como um todo.

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