Alteração proposta para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste preocupa lideranças políticas do Tocantins.
O senador e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, destacou nesta quinta-feira, 16, a necessidade de união para impedir alterações no traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) que poderiam excluir o município de Figueirópolis do projeto original.
O traçado atual conecta a FIOL à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, mas uma nova proposta sugere a ligação com Mara Rosa (GO), integrando-a à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Essa mudança gera preocupação entre lideranças políticas e locais, que consideram o impacto econômico negativo para o Tocantins.
Impacto econômico para o Tocantins
Segundo Eduardo Gomes, a FIOL é essencial para o crescimento do agronegócio e do setor produtivo no Tocantins, fortalecendo a logística de transporte de grãos e outros produtos.
“A FIOL é essencial para o crescimento do agronegócio e do setor produtivo, que justificam esse investimento. A bancada federal, os parlamentares estaduais, prefeitos e líderes locais estão unidos nessa causa”, afirmou o senador.
O prefeito de Figueirópolis, José Fontoura, reforçou a importância do projeto para o município.
“A FIOL é fundamental para atrair empresas, gerar emprego e renda. Já entramos em contato com o governador e a bancada federal, que estão comprometidos com essa causa”, destacou o prefeito.
União política e articulação estratégica
Eduardo Gomes enfatizou que a questão transcende diferenças políticas e requer um esforço conjunto entre líderes estaduais e federais. Ele destacou sua relação de cooperação com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e outros representantes do Tocantins como um diferencial para manter o traçado original.
“Isso não pode ser motivo de disputa interna ou crítica política a quem quer que seja. O assunto é de Estado, precisamos de todos”, concluiu.
A importância estratégica da FIOL
Com uma extensão projetada de 1.527 km, a FIOL conectará o porto de Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Tocantins, consolidando o estado como um dos maiores corredores logísticos do país. A alteração do traçado, além de deslocar o destino final para Mara Rosa (GO), comprometeria o potencial de desenvolvimento do Tocantins e o fortalecimento da Ferrovia Norte-Sul.
Próximos passos e mobilização
O Governo do Tocantins e lideranças locais, como o senador Eduardo Gomes e o prefeito José Fontoura, prometem intensificar as articulações junto ao Governo Federal e ao Ministério da Infraestrutura para garantir a manutenção do projeto original.
A expectativa é que, com o apoio das bancadas estaduais e da união de forças políticas, o Tocantins consiga assegurar seu papel estratégico no cenário logístico nacional.