logo

Secretaria da Segurança do Tocantins forma 12 operadores aerotáticos para atuação em multimissões

Os novos falcões, como são conhecidos os operadores aerotáticos do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) , órgão vinculado à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria de Segurança Pública, celebraram nesta quarta-feira, 19, uma conquista histórica. Eles finalizaram com êxito o I Curso Operacional Aerotático (COA) e receberam várias homenagens e honras em solenidade especial com os chefes das forças de segurança do Tocantins e familiares dos formandos.

O curso foi ministrado nas dependências da Escola Superior de Polícia (ESPOL) e também em campo. Teve a duração de 54 dias, e contou com a participação inicial de 28 alunos, sendo doze concluintes, dez do Tocantins e dois do Amapá.  No início da solenidade, os espectadores assistiram à realização de manobras pelos formandos, com o uso do helicóptero da SSP, “Tocantins 01”. Eles realizaram três técnicas distintas de infiltração de tropa: a primeira delas, no desembarque em vôo pairado; a segunda em desembarque no avançado e a terceira no desembarque em rapel.

 

Multimissão

Tomado pela emoção, o Major da PM, Denys Gomes Dalla, coordenador do curso, destacou que esses homens querem combater a criminalidade e dar apoio aéreo na Segurança Pública do Tocantins. “O primeiro COA demonstrou quão valorosos são os guerreiros que compõem este grupamento aéreo. O curso virou um projeto de vida para todos, voltado para atuação multimissão de policiais e bombeiros. Não nos amedrontamos com as dificuldades que apareciam. Propomos fazer um curso a custo mínimo para o Estado, disponibilizamos os melhores instrutores para um curso de alto nível”.

Por fim, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, reforçou o caráter histórico do Curso e voltou a enfatizar a conquista de cada um dos formandos. “É um dia de vitoria, o esforço e a dedicação que esse momento representa. A família também é importante nesse processo, pois são os que sentem mais falta do policial que está todo dia nas ruas, cada vez que ele sai para cumprir uma missão. O CIOPAER ganha, a integração entre as instituições ganha, as forças de segurança ganham e a sociedade também. A tarefa da polícia não é uma tarefa fácil, é extensa e é desafiadora”.

A solenidade se encerrou com o descerramento da placa de conclusão do I Curso de Operador Aerotático do Tocantins.

Portal do Amaral

Portal do Amaral - O Seu Portal de Notícias / E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.