logo

Saúde compartilhada é discutida em treinamento a servidores de Gurupi

Discutir o compartilhamento dos serviços a pacientes com problemas mentais entre os serviços especializados e atenção básica é o objetivo da capacitação que está sendo oferecida nesta quinta-feira, 31, a toda a rede municipal de saúde de Gurupi, pelo técnico da gerência de Atenção Psicossocial do Tocantins, Eduardo Cunha.

O encontro traz uma reflexão sobre o papel dos Caps’s (Centro de Atenção Psicossocial), além de evidenciar a importância do matriciamento, que é um modo de produzir saúde compartilhada, um arranjo na organização dos serviços que complementam as equipes de referência.

“O matriciamento é importante porque vem com o objetivo de compartilhar os atendimentos. Tem a lógica de fazer com que o serviço especializado em saúde mental insira a atenção básica nos atendimentos, para que o paciente possa percorrer tanto nos Caps’s como nas unidades básicas da saúde da família e encontre o atendimento de qualidade. O matriciamento vem nessa lógica de preparar a atenção básica para cuidados em saúde mental”, explanou.

A coordenadora do Caps I, Ana Maria Rodrigues, destacou a importância do encontro, que segundo ela, vem  para trazer uma reflexão sobre o papel do serviço especializado, como tem sido os acompanhamentos, além de discutir o compartilhamento dos atendimentos com toda a rede de serviços em saúde.

O coordenador do Caps Ad III, Marcus Vinicius Portilho, destaca ser imprescindível entender a lógica dos Caps’s, pois muitas pessoas avaliam o serviço como um manicômio social, em que o paciente fica por anos no local, mas o papel é receber, tratar e reinseri-lo à sociedade.  “Nossa proposta é que o paciente entre no serviço especializado, seja tratado e siga a vida normal, independente”, comenta.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.