logo

Sandolândia do Tocantins completa 29 anos de emancipação política com inauguração de Escola e entrega de veículos

Na quinta-feira dia (20), o município de Sandolândia, administrado pelo prefeito Radilson Lima (PSC,), completou 29 anos de emancipação política. A data foi devidamente comemorada na sexta-feira (21), com uma movimentada programação festiva.

Prefeito Radilson Lima

Na oportunidade, acompanhado de seu vice, secretariado, vereadores, pioneiros da cidade e demais autoridades e o público em geral, o prefeito Radilson Lima, sempre acompanhado da Primeira-Dama, Heiyana Lorena comandou a inauguração das modernas e funcionais instalações da Escola Municipal Pequeno Príncipe, localizada no Distrito de Dorilândia.

Trata-se de um importante benefício para a comunidade daquele Distrito, aguardado durante muito tempo e que, só agora, graças a determinação do prefeito Radilson e sua aguerrida equipe de colaboradores, bem como, da brava gente de Sandolândia e Dorilândia, a obra finalmente é entregue à população.

Chama a atenção o prazo recorde em que a nova escola foi construída: apenas 20 dias, sendo a primeira no Tocantins com recursos próprio e em um tempo recorde. Foi uma iniciativa considerada ousada do prefeito Radilson, porém, ele estava determinado em colocar em prática, especialmente, por se tratar de um compromisso público que ele havia assumido com a comunidade de Dorilândia.

Mesmo com os poucos recursos da Prefeitura, o prefeito Radilson não esmoreceu. Pelo contrário, resolveu assumir esse desafio, pois sempre foi grande o seu compromisso com o Distrito de Dorilândia. Radilson buscou alternativas e abusou da criatividade, tudo com o intuito de entregar uma escola moderna naquele Distrito.

Chama a atenção também, o envolvimento dos moradores de Sandolândia e Dorilândia nessa obra, em que abraçaram essa causaque é de todos. Não faltaram pessoas que de uma forma e de outra colaboração, dentro de suas limitações, para a concretização da tão esperada escola. A todos, o prefeito Radilson emocionado fez questão de agradecer em seu discurso de inauguração conforme pode ser conferido no vídeo abaixo.

O ex-prefeito do município, Adalberto Leme de Andrade, falou sobre a importância da construção de escolas dentro de uma sociedade e agradeceu ao prefeito Radilson Lima pelo trabalho feito. “Você está de parabéns, a comunidade de Dorilândia também. Acredito que todos saem ganhando com uma obra dessas”, afirmou.

“Quero parabenizar a esta comunidade, pois, vi todos abraçando essa causa, acreditaram e contribuíram para a construção da escola. As crianças vão estudar mais animadas, assim como os professores que irão ensinar com mais garra. Parabéns de coração”, disse a vereadora Maria de Jesus Pereira da Silva Mascarenhas (Geza).

Josemá Campos, Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, contou sobre a importância dessa nova escola para as comunidades de Sandolândia e seu Distrito, Dorilândia. “Você prefeito, não está só realizando o sonho de nossa comunidade, você está construindo o futuro porque todo investimento em educação é a forma de termos um futuro melhor, de vida, com mais produtividade e daqui desse colégio irão sair professores, médicas, engenheiros, para o bem-estar não só do Tocantins e sim do Brasil”, declarou ele.

“Alegre por esta obra realizada porque era o sonho desses professores, funcionários e diretoria. Quero parabenizar por esta obra, pelo desempenho e em seu pouco tempo à frente da prefeitura conseguiu realizar sonhos das pessoas de Dorilândia”, contou a vereadora Deusina Batista Lima de Sousa.

Hélio Ribeiro da Silva (Hélio de Dorilândia), também vereador do município parabenizou o prefeito pela obra. “Eu quero agradecer a cada um de Dorilândia que compartilharam desse sonho e estiveram juntos aqui nessa obra. Quero dizer aqui prefeito, você em tão pouco tempo de gestão tem mudado os rumos do nosso município, parabéns e conte sempre comigo. Muito obrigado a todos vocês”, declarou ele.

O ex-prefeito Crisóstomo Costa Vanconcelos (Brizola), destacou sobre a grande obra feita por Radilson ao distrito de Dorilândia, além de comentar sobre o ano político. “Temos visto que em pouco tempo de gestão, Radilson tem mudado a história de Sandolândia, e eu aprendi que aonde estar dando certo, não se mexe, parabéns Radilson pelo comprometimento na sua gestão”, destacou

O vereador Durval Jorge de Araújo, destacou. “Aonde tem gestão boa, as coisas acontecem. No lugar que há pessoas unidas como aqui, qualquer obra vai acontecer de forma positiva. Foi construída uma obra de grande porte, orçada em mais de 200 mil reais, porém foi construída com pouco dinheiro e a união de todos e, o senhor, prefeito, construiu ela em apenas 20 dias. Isso que é muito válido de ressaltar”, disse ele.

“Hoje quando entrei nessas salas e vi tudo pronto, foi de extrema emoção. Quero agradecer a vocês que deram a oportunidade de Radilson ser o gestor de Sandolândia e Dorilândia e parabenizar a ele, que pega no pesado, e é um bom administrador e gestor. Parabéns”, declarou emocionada a primeira dama Heiyana Lorena.

Prefeito Radilson e vice Luciano

Luciano Barreto, vice-prefeito de Sandolândia, destacou da importância da escola para o Distrito de Dorilândia e afirmou o compromisso de continuar caminhando com o prefeito Radilson Lima.

“Quero agradecer a todos vocês que vieram das suas casas, fazendas, Sandolândia, para estarem conosco aqui e entregar está grande obra as nossas crianças aqui de Dorilândia. Quero também prefeito Radilson, falar que estamos juntos e, com fé em Deus quero continuar ao seu lado para continuarmos caminhando em busca de recursos e emendas e novos projetos para o desenvolvimento do nosso município”, destacou o vice-prefeito.

Uderli Paulo da Silva, Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, destacou sobre os grandes avanços que o município de Sandolândia tem conseguido através da administração de Radilson Lima.

“Uma gestão séria e comprometida, sempre nos dá bons resultados, como prova disso é que pelo pouco tempo de gestão do prefeito Radilson, Sandolândia a cada dia tem desenvolvido de forma grandiosa, parabéns prefeito, parabéns povo de Sandolândia e Dorilândia pela oportunidade de ter escolhido Radilson para administrar o nosso querido município, todos sabemos que essa Escola era um sonho de quase 40 anos que foi concretizado em apenas 20 dias, tudo isso porque quando há gestão as coisas acontece”, destacou

Prefeito Radilson e vice Luciano

Rogério Ribeiro, Secretário da Educação destacou da alegria e do comprometimento de todos envolvidos, “Quero parabenizar a todos por estarem participando de um momento tão importante como este para o município de Sandolândia e, principalmente para o Distrito de Dorilândia. Quero agradecer a Deus porque devemos tudo a ele, ao nosso prefeito Radilson pelo empenho que ele tem prestado a Secretaria de Educação e pela educação do nosso município, Quero agradecer toda equipe envolvida na área da Educação que trabalhou, que contribuiu para que tudo isso acontecesse, quero agradecer todos os trabalhadores na pessoa do Eusébio e Uderli que foram pessoas fundamentais para a concretização desta obra em apenas 20 dias”, destacou Rogério Ribeiro.

“É uma emoção muito grande em saber que depois de tento tempo um sonho que já não era nem mesmo acreditado tornar se realizado, e o melhor, concretizado em um tempo tão rápido, parabéns aos nossos professores, nossas autoridades e em especial ao nosso prefeito Radilson Lima”, destacou a professora aposentada Aurenir Passarinho.

MAIS PROGRAMAÇÕES

Após a inauguração da Escola Municipal Pequeno Príncipe, de Dorilândia, o prefeito Radilson participou da solenidade de entrega de dois veículos gol novos e uma caminhonete L200 Triton à Secretaria Municipal de Saúde de Sandolândia e ainda outra caminhonete L200 Triton para o gabinete, um trator de peneu para a Secretaria da Agricultura e 15 tabletes para agente de saúde, para melhor atender a população daquela cidade.

Também, foi servido um jantar suculento   à população que se fez presente à solenidade. Depois, aconteceu shows com artistas locais. E encerrado com chave de ouro essa programação festiva, aconteceu um movimentado show com o cantor Theo Santana.

Conheça um pouco sobre a história da cidade

No início, a cidade era apenas uma fazenda de propriedade de um senhor conhecido por Ivo, que o progresso vinha beneficiar o lugar, doou 12 alqueires de terra para serem construídos pequenos ranchos.

Em 1963 nasce Sandolândia com a presença do Sr. Sandoval Lopes Nogueira, que aqui chegando, levantou um rancho de palha com as paredes de adobo. Através do Sr. Sandoval Lopes Nogueira chegaram ‘a Sandolândia outras famílias, como. Accioli da Silva Barros, José Domicio, Otacílio Gomes e outros.

No ano de 1965 foi criada a primeira escola, já no então povoado de Sandolândia. A escola foi construída pelo Sr. Sandoval Lopes Nogueira, com a ajuda de sua esposa Dona Odete Cardoso Nogueira, que se tomou a primeira professora do povoado. Através desta escola muitos outros benefícios vieram. O nome Sandolândia é uma homenagem ao Sr. Sandoval Lopes Nogueira, seu fundador.

Em 1967 foi construída a Escola Municipal Olinda Milhomem, na administração do Prefeito Menandres Galvão Vargues, que na época era o prefeito de Araguaçu, cidade que Sandolândia era distrito. Em 1969 o povoado de Sandolândia já com um bom número de habitantes, elegeram o seu 1º vereador, para representar o povoado junto a Câmara Municipal de Araguaçu, o Sr. Joaquim Rodrigues de Morais. Em 1981 na administração do Prefeito Francisco Ribeiro Cabral, foi construído o primeiro posto de saúde de Sandolândia. No ano de 1984 foi fundada a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, na gestão do Governador do Estado do Goiás Ires Rezende Machado, e foi instalado a energia elétrica, através de um motor central. No mesmo ano na administração do Prefeito Raul Filho, foram construídos o posto telefônico e a praça central.

Em 1986, o então povoado de Sandolândia passa a ser distrito.

Em 1991 o então distrito de Sandolândia desmembrou-se da cidade de Araguaçu, e obtém sua emancipação política. Criada pela Lei n°251 de 20 de fevereiro de 1991, e ora ratificada pela Lei n° 498 de 21 de dezembro de 1992, sua emancipação política aconteceu em 01 de janeiro de 1993, quando houve o primeiro pleito eleitoral, sendo eleito o Sr. Raimundo Lustosa.

Localiza-se a uma latitude 12º32’14” sul, a uma longitude 49º55’30” oeste, estando a uma altitude de 0 metros.

Vídeos:

Prefeito Radilson Lima

 

Secretário de Educação, Rogério Ribeiro

 

Primeira Dama Heiyana Lorena

 

Vice-Prefeito Luciano Barreto

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.