logo

Conecte conosco

Restrições nos presídios são prorrogadas até outubro; 17 unidades poderão receber novos presos

Operação Lockdown, como é chamada pelo Estado, entrou na 8ª fase e segue até o dia 20 de outubro.

As restrições nos presídios foram prorrogadas mais uma vez pela Secretaria de Cidadania e Justiça. Com isso, a operação Lockdown entra na 8ª fase. Essa etapa segue até o dia 20 de outubro. Neste período, apenas 17 estabelecimentos penais podem receber novos presos. O objetivo é evitar a disseminação Covid-19 entre servidores e detentos.

Essa fase da operação começou neste sábado (19) e segue até o dia 20 de outubro. O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa Alves, explicou que nesta etapa a Unidade Prisional de Porto Nacional será fechada para recebimento de novos presos.

Já as Unidades Penais de Talismã e Arraias serão reabertas, uma vez que elas estão com o ciclo da Covid-19 encerrado. “Todas as ações estão sendo feitas de forma responsável garantindo a segurança e o direito a saúde dos servidores e dos custodiados”, disse ele.

Veja as unidades que poderão receber novos detentos

  1. Unidade Penal de Araguatins Unidade Regional
  2. Unidade Penal de Tocantinópolis
  3. Casa de Prisão Provisória de Araguaína
  4. Unidade Penal Feminna de Babaçulândia
  5. Unidade Penal de Guaraí Unidade Regional
  6. Unidade Penal de Colinas
  7. Unidade Penal Feminina de Pedro Afonso
  8. Casa de Prisão Provisória de Paraíso Unidade Regional
  9. Unidade Penal de Araguacema
  10. Casa de Prisão Provisória de Palmas Unidade Regional
  11. Casa de Prisão Provisória de Miracema
  12. Unidade Penal Feminina de Lajeado
  13. Unidade Penal Feminina de Palmas
  14. Casa de Prisão Provisória de Gurupi
  15. Unidade Penal Feminina de Talismã
  16. Casa de Prisão Provisória de Dianópolis
  17. Unidade Penal de Arraias

Apesar dos esforços para prevenir o contágio da população carcerária, surtos foram registrados em vários presídios. Na CPP de Palmas, 41 presos tiveram diagnóstico positivo. Também houve casos em Gurupi, Guaraí, Araguaína, Araguatins e Augustinópolis, que registrou 70 infectados de uma única vez.

A secretaria afirma que a Operação Lockdown também integra uma série de outras medidas: suspensão de visitas às unidades; destinação de celas de isolamento para os novos presos; protocolos de limpeza e higienização do ambiente; uso obrigatório de máscara dentro das unidades; triagem com resposta a questionário e aferição de temperatura de servidores, prestadores de serviços e representantes do judiciário que pretendam adentrar nas unidades prisionais e ainda foi estipulado o contato mínimo entre agentes e reeducandos.

Também foram criadas duas Centrais de Isolamento de Detentos para com Sintomas da Covid-19 (leitos de enfermaria). Uma fica na Casa de Prisão Provisória de Palmas e a outra na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA