logo

Regional de Gurupi realiza reunião online para incentivo à participação de educadores no Prêmio Gestão Escolar

A equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi realizou, nesta sexta-feira, 3, uma reunião online com diretores e educadores das unidades escolares estaduais e municipais para abordar a importância da inscrição e participação no Prêmio Gestão Escolar 2020. O momento contou com a presença da professora Adriana Aguiar, titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e coordenadora nacional do Prêmio.

A diretora regional de Educação, professora Cláudia Moreira, iniciou a live explanando sobre a história do Prêmio Gestão na regional de Gurupi, para motivar os educadores.

“Já são duas décadas de PGE e a regional de Gurupi tem um histórico brilhante. A nossa coordenadora nacional, Adriana Aguiar, por exemplo, foi a vencedora, em 2010, junto à Escola Presidente Costa e Silva, tanto na fase estadual, quanto nacional. A nível estadual, a regional de Gurupi se destacou diversas vezes, como em 2005, quando a  Escola Estadual Adjúlio Balthazar, de Alvorada foi destaque nacional e também o CEM Bom Jesus, de Gurupi, em 2015. Essa trajetória faz com que sejamos mais motivados, incentivados e inspirados a participar”.

A diretora regional de Educação, professora Cláudia Moreira, iniciou a live explanando sobre a história do Prêmio Gestão na regional de Gurupi – Divulgação/Governo do Tocantins

Coordenadora nacional do PGE, Adriana Aguiar reforçou as novidades para este ano.  “O foco dessa edição especial do Prêmio está na valorização das respostas à pandemia, o que quer dizer que, diferentemente das edições anteriores que tinham como referência as ações do ano anterior, este ano, estaremos avaliando as ações realizadas em 2020. Apesar das dificuldades, temos certeza de que as redes e as escolas estão conseguindo encontrar soluções criativas e inovadoras para suas localidades”, frisou.

Articuladora do PGE na regional de Gurupi, Alaides Santiago destacou o principal objetivo do PGE em 2020. “Nosso objetivo é reconhecer e valorizar as escolas que estão se empenhando nas soluções dos desafios impostos pelo afastamento social, de forma comprometida com a continuidade da aprendizagem dos estudantes”.

O encontro virtual proporcionou troca de experiências e o espaço foi utilizado para sanar dúvidas sobre o Prêmio.

Inscrições

Pode se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. As inscrições vão até o dia 15 de agosto.

Para participar, a equipe escolar deve preencher o cadastro da escola no site http://www.premiogestaoescolar.com.br, enviando relato de experiência sobre as soluções encontradas pela escola para a continuidade das atividades escolares durante o afastamento social. Além do relato, a escola deve cadastrar elementos que comprovem as ações, como vídeos e fotos, para enriquecer a sua proposta.

Uma das novidades deste ano é que serão premiados além do diretor escolar, o coordenador pedagógico e quatro professores das escolas selecionadas.

O Prêmio

Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Nessas duas décadas, cerca de 40 mil inscrições de escolas foram registradas e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.

Parceiros

São apoiadores do Prêmio Gestão Escolar 2020, Conselho Britânico, Bett Brasil, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.