Projeto atua há mais de um ano e promove a inclusão social através do esporte
Em solenidade realizada na noite da última sexta-feira, 6, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, praticantes de Jiu-Jitsu, que frequentam as aulas do Projeto Social de Defesa Pessoal João Pina em parceria com a academia Henrique Coqueiro, receberam as graduações de promoção de faixas da modalidade esportiva.
Na oportunidade, o diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Anderson Casé, que é responsável pelo projeto e atua como instrutor, recebeu a graduação de faixa preta das mãos do mestre Henrique Coqueiro, após completar todas as fases para alcançar a graduação.
Durante o evento, que contou com as presenças de amigos e familiares, Thales Arthur Cotolengo de Pina, foi homenageado e recebeu a graduação de faixa roxa de Jiu-Jitsu. Thales é filho do saudoso delegado João Pina, criador do Grupo de Operação Táticas Especiais (GOTE), que dá nome ao projeto social.
Muito emocionado, o jovem agradeceu a homenagem e ressaltou que o projeto é de suma importância para os servidores da Segurança Pública e policiais civis, pois traz saúde física e mental, ajudando nas tarefas cotidianas, melhorando o condicionamento físico e as habilidades de defesa pessoal.
O escrivão de polícia e praticante da arte suave, Rodrigo Barbosa, que na ocasião recebeu a faixa azul, pontuou que a iniciativa da Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência de Segurança Integrada, é de grande relevância, pois traz enormes benefícios aos participantes, melhorando a saúde física, mental e promove a integração de policiais civis e demais servidores, ao mesmo tempo que promove a inserção de uma modalidade de arte marcial que pode ser utilizada durante a atividade policial se houver necessidade.
Ao receber a faixa preta, o delegado Anderson Casé, que já pratica Jiu-Jitsu há mais de 10 anos, ressaltou não somente a importância de receber a graduação, mas também a relevância do Projeto João Pina, que promove por meio do esporte a melhoria da saúde mental, física e está aberto a todos os servidores da Segurança Pública.
“Estou muito feliz em receber a graduação de faixa preta, pois ela representa anos de trabalho e dedicação, que vieram a ter seu ápice por meio do Projeto Social João Pina que é uma iniciativa da SSP/TO, e os servidores da Segurança podem usufruir dessa iniciativa que é totalmente grátis. Além do mais, o projeto tem levado muitos policiais a saírem do sedentarismo, buscando melhor qualidade de vida, pois a prática de uma arte marcial é um importante instrumento de transformação do comportamento do ser humano em nossa sociedade”, frisou.
Durante a solenidade, todos os participantes do projeto social foram homenageados e receberam suas graduações de faixas na modalidade Jiu-Jitsu. As aulas do projeto ocorrem de terça à quinta-feira, sempre às 16h, na sede da Escola Superior de Polícia.