logo

Conecte conosco

Projeto Literatura na Biblioteca realiza debate literário sobre Cordel em verso, rima, encantos e encontros

A literatura de cordel faz parte da cultura popular, com livros feitos quase sempre de maneira artesanal, a partir de materiais baratos e de fácil acesso. A simplicidade é o que define o aspecto físico das obras, que são comercializadas pelos próprios poetas, geralmente nas feiras das cidades. Mas no discurso poético, o cordel é refinado e utiliza técnicas de métrica e de rima.

Para falar mais sobre esse tipo de literatura, os poetas convidados Juarês Alencar e Valdemar do Cordel, mediados pela pedagoga Ana Kamila da Silva, farão um encontro com entrada gratuita no dia 31 de agosto, às 19h30, no CineSesc do Centro de Atividades do Sesc Palmas, na 502 Norte. O objetivo do debate é reforçar a importância do Cordel e da necessidade de manter viva essa tradição, despertando no público o interesse pela leitura e apreciação dessa poesia popular.

Juarês Alencar nasceu em Exu (PE), terra de Luiz Gonzaga, o rei do Baião. Professor e cordelista, formado em História, chegou ao Tocantins em 1991, morou em Colinas até 2015 e atualmente reside em Palmas e integrou a Trupe da Cultura/SEDUC-TO e hoje é técnico da Educação de Jovens e Adultos. É autor do “Projeto Rimas que Ensinam”, desenvolvido em Escolas da rede Estadual e Municipal e vencedor de diversos prêmios pelo país. Possui diversos textos em literatura de cordel, publicados em livros didáticos de diferentes disciplinas e editoras. É autor do blog https://juaresdocordel.blogspot.com

Valdemar Rodrigues de Sousa, conhecido como Valdemar do Cordel, nasceu em Porto Nacional (TO). Pai, poeta, cordelista, autor, contista, compositor, músico, pedagogo, humorista e contador de histórias. É licenciado em pedagogia pela FANAP em Goiás, e pós-graduado em Psicopedagogia, atualmente cursa o último semestre de música na UNB. Desenvolve a arte de escrever poemas e versos desde os seus doze anos, e já participou de vários cursos e festivais na área de literatura e música. Atualmente ministra oficinas de poesia, literatura de cordel e a arte de contar histórias. É autor de mais de 400 poemas e mais de 200 músicas.

Ana Kamila da Silva é pedagoga e pós-graduada em Arte-Educação. Também é contadora de histórias, atriz do grupo teatral Umpontodois e acadêmica do curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal do Tocantins. Ela é criadora do @poesias.comigo.

Literatura na Biblioteca

O projeto Literatura na Biblioteca tem como objetivo provocar uma reflexão por meio da aproximação da literatura e de debates que incentivem a compreensão, possibilidades, semelhanças e diferenças a partir de obras desenvolvidas. Oportunizando ao leitor conhecer e ser sensibilizado para leitura e descoberta de novos títulos e autores, gêneros e textos com estilística diferenciada, que provoque reflexão de temas cotidianos, para além de relações amorosas e conflitos familiares. Em especial, buscando valorizar autores e livros do estado do Tocantins.

Serviço: Literatura na Biblioteca – Sesc Tocantins

Tema: Debate literário “Literatura de Cordel em verso, rima, encantos e encontros”
Poetas convidados: Juarês Alencar e Valdemar do Cordel

Mediadora: Ana Kamila da Silva

Data: 31 de agosto

Horário: 19h30

Entrada: gratuita

Classificação: Livre

Local: CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)

Informações: (63) 3212-9948

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA