logo

Conecte conosco

Projeto Cinema no AP distrai e minimiza sofrimento de pacientes internados

Para amenizar o sofrimento, levar alegria, sorrisos e distração, o Hospital Geral de Palmas por meio do setor de Humanização criou o Projeto Cinema no AP que ajuda os pacientes e acompanhantes a saírem da rotina habitual. Esta iniciativa faz parte das ações da equipe matricial de humanização da Unidade. O Cinema atende todas as alas de internação do hospital, inclusive as Unidades de Cuidados Intensivos (UTI), beneficiando em média 60 pacientes todos os meses.

A iniciativa é promovida pelo Setor de Humanização do HGP e proporciona a pacientes e acompanhantes momentos de entretenimento dentro do ambiente hospitalar, além de colaborar para que haja agilidade na recuperação e reabilitação do paciente.

Como funciona?

O cinema é ofertado por meio de um rack móvel com um aparelho de TV e DVD. Os pacientes e acompanhantes agendam o horário e escolhem o filme de segunda a sexta-feira no Setor de Humanização que disponibiliza um catálogo personalizado, montado pela equipe. O cinema também pode ocorrer em outros momentos, de acordo com a solicitação da equipe ou do familiar do paciente.

Após o agendamento, a TV é levada até o quarto e o filme é exibido. O paciente e o acompanhante assistirão no apartamento e após o horário marcado a equipe recolhe a televisão.

A supervisora de Humanização do HGP, Goiamara Borges, explica que o objetivo é “proporcionar momentos de entretenimento no ambiente hospitalar para pacientes e acompanhantes e subsidiar assim a recuperação da saúde”, declarou.

O paciente Marcelo Lima Soares de 19 anos, está realizando tratamento no HGP e aproveitou o cinema no seu leito. “Muito boa esta iniciativa para distrair enquanto estamos internados e muitas vezes ficamos sem ter o que fazer”, afirmou.

O pai de Marcelo, o acompanhante José Afonso Ribeiro aprovou a iniciativa.  “Eu fui agendar o cinema para meu filho e estou aproveitando para assistir o filme com ele. Em uma situação dessas, faz bem termos este tipo de momento de descontração”, destacou.

Cinema na brinquedoteca

A acompanhante Sandra Evangelista é moradora de Colméia e leva o filho para o cinema fixo  na brinquedoteca. “Meu filho ficava ansioso e, com este cinema, acaba se distraindo vendo desenhos, já que o tratamento é longo”, disse entusiasmada.

O psicólogo Arthur Dunck Oliveira é um dos profissionais que auxiliam os pacientes neste momento da internação e explica a importância do projeto. “O cineminha vem para dar suporte, pela humanização, relacionado à saúde mental de todos pacientes internados na unidade”, declarou.

No intuito de beneficiar mais pacientes,  as instituições, empresa  ou as pessoas que desejam ser voluntárias doando TVs ou rack móvel devem procurar a Coordenação de Humanização da unidade ou ligar no (63) 3218-7898.

Tags:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA