logo

Programa TO Ligado será lançado em Araguaína nesta terça-feira, 2

O programa TO Ligado será lançado nesta terça-feira, 2, às 9h, no auditório do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac), localizado na Avenida Filadélfia, 568, Setor Oeste, em Araguaína, onde serão atendidos mais de 21,5 mil alunos e 962 professores da rede estadual e municipal de ensino.  O programa já foi lançado em Gurupi e prevê investimento de cerca de R$ 3,5 milhões em ações e materiais tecnológicos para a comunidade escolar. 

O projeto tem como objetivo oferecer educação de qualidade nas redes de ensino do Tocantins, por meio do uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) integradas ao currículo, desenvolvendo competências para disseminação de informações, produção de conhecimentos e resolução de problemas.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, os recursos do programa serão aplicados em diversas áreas. “Iremos investir na aquisição de equipamentos de informática, na formação de professores e no desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas por meio de tecnologias”, apontou.

O TO Ligado é fruto de parceria entre o Governo do Estado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Educação (MEC) e as prefeituras de Gurupi e Araguaína.  Ao todo, em Araguaína, serão 50 unidades escolares contempladas com os investimentos do programa, abrangendo 100% da rede estadual, na cidade, e 50% da rede municipal.

Gurupi

Em Gurupi, o programa foi lançado pelo vice-governador Wanderlei Barbosa e pela titular da Seduc, Adriana Aguiar, na última quinta-feira. No município, serão mais de 490 professores e 9.819 estudantes, de 26 escolas das redes estadual e municipal, beneficiados pelo programa.

Investimentos

O contrato de aplicação dos recursos, firmado entre o Estado e o BNDES, foi assinado pelo governador Mauro Carlesse no dia 18 de dezembro de 2018. Por meio de contrato, o banco concede ao Tocantins a colaboração financeira do fundo não reembolsável para a educação, no valor de R$ 3.513.900,00, a ser utilizado na implantação de um dos eixos do Programa Educação Conectada e Inovação – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais. O investimento é para Gurupi e Araguaína.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.