logo

Conecte conosco

Programa Nacional de Alimentação Escolar é tema de formação em Palmas

Participam da formação nutricionistas e técnicos da alimentação escolar das 13 Diretorias Regionais da Educação

Nutricionistas, assessores e técnicos da alimentação escolar das 13 Diretorias Regionais da Educação (DRE) participam de formação sobre a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).  A formação teve início nesta terça-feira, 24, e segue até quinta-feira, 26.

A qualificação tem como objetivo preparar os profissionais para que se tornem multiplicadores nas unidades escolares, das suas respectivas DREs, dando maior suporte na operacionalização do Pnae no âmbito do Estado. Conforme explicou o responsável pela Unidade Técnica Executiva de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Herton Estevão Mota.

“Precisamos garantir que o tema da alimentação escolar chegue a todas as unidades de ensino do Estado, incluindo a parte pedagógica, que é uma exigência do programa. A temática deve que compor o Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino e ser trabalhado com os alunos, tratando temas como nutrição e obesidade”, apontou Herton Estevão.

Ao longo dos três dias, serão abordados temas relativos à execução física, nutricional e pedagógica do Pnae, fundamentos do trabalho do manipulador da alimentação escolar e aquisição de alimentos da agricultura familiar. Sendo assim, conforme a titular da Seduc, Adriana Aguiar, os profissionais serão capacitados para levar as informações até os municípios.

“Temos, na formação, profissionais que são o nosso apoio nas 13 Diretorias Regionais de Educação, quando o assunto é alimentação escolar. São esses profissionais que têm contato direto com as unidades de ensino e que multiplicarão essas informações. Eles são responsáveis pela conscientização para a importância do envolvimento da comunidade escolar em prol de uma alimentação de qualidade”, apontou.

Adriana Aguiar também destacou a importância do trabalho conjunto das partes envolvidas com a alimentação escolar. “Temos a Seduc, as Diretorias Regionais de Educação, com os seus técnicos, e as unidades escolares com o seu corpo discente e docente, que são o nosso foco. E é por meio desse trabalho de formação, com uma atuação ativa dos profissionais que aqui estão, que conseguiremos operacionalizar o Pnae”.

O superintendente de Administração, Infraestrutura e Finanças da Seduc, Valmir Pinheiro, apresentou um balanço dos investimentos que estão sendo feitos na alimentação escolar de 2015 até agora. “Aos poucos, estamos avançando. Em 2015, foram 3,7 milhões e, neste ano, já foram autorizados R$ 28 milhões em repasses apenas da Seduc, sem contar os recursos do FNDE”, ressaltou.

Participantes

Para a nutricionista da DRE de Tocantinópolis, Luana Amorim, o encontro é uma oportunidade de compartilhamento de informações. “É uma forma de conhecermos a realidade das outras Diretorias e caminharmos na mesma direção, no sentido de fazermos com que o Programa Nacional de Alimentação Escolar possa ser desenvolvido nas unidades de ensino, em suas várias dimensões”.

Já Kharytha Costa Silva, nutricionista da DRE de Colinas, destacou que o compartilhamento de informações e experiências terá influência direta na atuação nos municípios. “Passamos a ter conhecimento de toda a sistemática do funcionamento do PNAE, desde o recebimento dos recursos até a oferta dos alimentos para os estudantes”, ressaltou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA