logo

Programa Investe Turismo é lançado no Tocantins

Inicialmente, o programa irá beneficiar os municípios de Mateiros, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Palmas e foi intitulada como Rota Palmas Jalapão.

O Tocantins recebeu nesta segunda-feira, 24, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, o Seminário do Programa Investe Turismo. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Sebrae Tocantins e a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o evento apresentou aos atores públicos e privados ligados à atividade turística as ações do programa para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil.

O Investe Turismo também pretende identificar oportunidades de negócios, políticas públicas e outras ferramentas oferecidas pelo programa para potencializar o desenvolvimento da atividade turística local. No estado, a rota é dividida em duas regiões turísticas: Encantos do Jalapão, que compreende as cidades de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins; e Serras e Lagos, que contempla a capital Palmas. O Programa Investe Turismo é resultado de uma parceria do Sebrae Nacional, Ministério do Turismo e Embratur e prevê investimentos de cerca de R$ 200 milhões em todo o país.

O seminário contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, do secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Aluizer Malab, do presidente da Adetuc, Tom Lyra, do superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, da diretora técnica da instituição, Eliana Castro, do diretor administrativo financeiro, Jarbas Meurer e da representante do Sebrae Nacional, Germana Magalhães. Também estiveram presentes empresários e lideranças do segmento do turismo, gestores públicos e parlamentares federais e estaduais.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, o Investe Turismo é um passo importante para solidificar o turismo no estado por meio dos pequenos negócios. “ O Sebrae pretende dar um impacto maior nas ações que envolvam o turismo no estado do Tocantins. Investir neste setor é a certeza de geração de emprego e renda, além do desenvolvimento da estruturação das rotas turísticas no estado”, explicou.

O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou que o programa é uma convergência de esforços para que o setor de viagens assuma a missão de ser um forte gerador de empregos no Brasil. “A essência do programa é a parceria, bem como com as instâncias de governança estaduais e municipais, são elementos fundamentais para a consolidação do projeto. O Investe Turismo reúne ingredientes estratégicos para transformar cidades em grandes destinos turísticos e rotas em experiências memoráveis para os viajantes. O setor vai assumir, definitivamente, sua vocação”, ressaltou.

Além de conhecer as ações e projetos do Investe Turismo, os empresários participantes do seminário também tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de crédito e outros mecanismos disponíveis no Programa para auxiliar na estruturação e formalização da atividade turística.

Sobre o Programa

O Investe Turismo está estruturado em quatro linhas, que são: o fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; marketing turístico e apoio à comercialização e atração de investimentos; e facilitação do acesso a serviços financeiros. Ao Sebrae coube a capacitação e incentivo ao empreendedorismo dos pequenos negócios do setor de turismo e outros que agregam ao segmento.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.