logo

Profissionais do turismo cobram reabertura do Jalapão após 100 dias sem receber visitantes

Representantes de municípios que fazem parte da região querem se reunir com o governo e apresentar protocolos de segurança para uma possível retomada.

A região do Jalapão, que tem um dos cenários mais bonitos e mais procurados do Tocantins, está fechada há 100 dias. Profissionais do turismo pedem a voltam das atividades turísticas e preparam protocolo de segurança para apresentar ao governo do estado.

Na última segunda-feira (22), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que o Parque Estadual do Jalapão continuará fechado por tempo indeterminado. O local não será reaberto enquanto não forem apresentados todos os protocolos de segurança que visam à contenção do contágio da Covid -19, pelo comitê de crise, instituído pelo governo estadual, disse o órgão.

Esta semana, empresas turísticas e moradores da região fizeram um pequeno protesto no município de Ponte Alta para pedir a reabertura do local.

No dia 30 de junho, representantes dos municípios que fazem parte da região devem se reunir e apresentar os protocolos ao governo do estado para uma possível retomada das atividades turísticas.

A ansiedade para a reabertura é grande. “Nós queremos a reabertura do Jalapão consciente, com as medidas de segurança baseadas nos protocolos que os municípios estão criando”, disse o presidente da Associação de Turismo Regional do Jalapão, Mauro Celso. Ele explicou que os moradores do Jalapão, que vivem do turismo, estão passando por dificuldades.

O parque fechou o ano de 2019 com o total de 39.466 visitantes, 14% a mais que 2018. O empresário Rafael Pereira conhece bem os cenários do parque. Ele visitou o lugar mais de 30 vezes. São ao menos cinco visitas por ano. O morador de Palmas conta que tinha uma viagem marcada com os amigos, mas precisou adiar por causa da pandemia.

“Estava tudo organizado, a viagem estava organizada há seis meses e todo mundo na expectativa. Os amigos de fora pegaram férias, todo mundo ansioso, veio a pandemia e pegou todo mundo de surpresa”, disse.

A região turística Encantos do Jalapão inclui o Parque Estadual do Jalapão e a Área de Proteção Ambiental do Jalapão com a Cachoeira da Velha, Dunas, Cachoeira do Formiga e Serra do Espírito Santo. As belezas naturais atraem turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.