logo

Conecte conosco

Processo seletivo de docentes, entrega de veículos e assinatura de títulos de propriedade marcam semana do Governador Carlesse

A primeira semana de maio do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, foi marcada por diversas ações em prol do desenvolvimento do Estado e na luta contra a Covid-19. Liberação de linhas de créditos, entrega de veículos, assinatura de títulos de propriedades e encontro com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, para alinhar projetos conjuntos, foram algumas das pautas da agenda do Chefe do Executivo.

O grande acontecimento da semana foi a autorização para a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores para o curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que será aberto no câmpus da instituição no município de Augustinópolis.

Outro fato de suma importância, foi que o Governador recebeu nesta sexta-feira, 7, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar (QCG/PM), a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O Governador, que se enquadra no grupo prioritário de pessoas com 60 anos ou mais, confessou que estava ansioso por esse momento e orientou ao cidadão tocantinense que não deixe de se vacinar quando chegar a sua vez. A aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca está marcada para o dia 7 de agosto.

Vacinação de profissionais da Educação

O Governo do Tocantins não tem medido esforços para vacinar o mais rápido possível todos os tocantinenses. Na quarta-feira, 5, o Chefe do Executivo encaminhou ofício direcionado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a autorização para que os profissionais da área da educação sejam vacinados, assegurando um ambiente mais seguro para o retorno das aulas presenciais no Estado.

Gratidão

Demonstrando gratidão, representantes de associações de militares estiveram no Palácio Araguaia para agradecer ao governador Mauro Carlesse, pelas promoções concedidas no último dia 21 de abril, e pela destinação de vacinas contra a Covid-19 para as forças de segurança.

Durante o encontro, o Governador destacou que a inclusão dos profissionais no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 e as promoções são apenas a confirmação da importância e grandiosidade do trabalho realizado por estes profissionais.

Linhas de crédito

No início desta semana, o Governador editou o Decreto n° 6.256, que autoriza o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundes) repassar para o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDES-TO) recursos na ordem de R$ 10 milhões para o desenvolvimento de ações voltadas ao financiamento de programas e projetos da agricultura familiar, da piscicultura – especialmente produção de tilápia – e do agronegócio.

E na quinta-feira, 6, o governador Mauro Carlesse recebeu um grupo de empresários em busca de apoio para o enfrentamento das dificuldades impostas ao setor, pela pandemia do novo coronavírus. Com o gabinete de portas abertas para ouvir as demandas e se dispondo a continuar buscando soluções com as prefeituras tocantinenses, o Governador confirmou aos presentes a liberação de mais de R$ 30 milhões para a Agência de Fomento do Estado do Tocantins (Fomento), destinados às linhas de crédito voltadas aos empresários do setor de bares e restaurantes afetados pela pandemia da Covid-19.

Isenção e redução de impostos

Pensando mais uma vez nos comerciantes tocantinenses que sofrem com o refreamento da economia devido à pandemia, o Governador editou o Decreto 6.255 que prorrogou a isenção e redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos e equipamentos de diversos segmentos. Desde a aquisição de veículo automotor por pessoa portadora de deficiência à compra e venda de produtos agrícolas e medicamentos, entre outros.

Títulos de propriedade

Na terça-feira, 4, o Governador assinou mais de 600 títulos definitivos de propriedades do Jardim Taquari e de outros bairros de Palmas. Agora, são mais de 2 mil famílias do Jardim Taquari, Jardins Aureny I, II, III e IV, Arso 131, Arses 112 e 122, além das Arnos 31, 32, 33, 71, 72 e 73, que também terão a garantia definitiva de suas propriedades.

Entrega de veículos

E nesta semana, o Governador também entregou 14 veículos à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), a fim de fortalecer os serviços de inspeção animal e vegetal que compõem o sistema de defesa agropecuária.

Além disso, concluiu a entrega dos 433 ônibus escolares adquiridos pelo Governo do Estado por meio do programa Toca Pra Escola. Desta vez, 13 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) foram beneficiadas, atingindo o total de 33 entidades equipadas com novos veículos. Além das Apaes, os veículos foram destinados aos 139 municípios, Diretorias Regionais de Educação, escolas agrícolas do Tocantins e Associação Gurupiense Amigos do Basquete (Agab).

Governo Municipalista

Estreitar parcerias e alinhar investimentos e projetos para uma alavancada da economia pós-pandemia, visando ao desenvolvimento do Estado e da Capital a curto, médio e longo prazos, foram a tônica da reunião entre o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e secretários de diversas pastas das gestões estadual e municipal. Durante a reunião, realizada no Paço Municipal, na última quarta-feira, 6, o Governador apresentou obras e projetos voltados para as áreas de infraestrutura urbana, desenvolvimento tecnológico, saúde, educação e habitação da Capital.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.