logo

Prefeituras decidem não flexibilizar turismo e Parque do Jalapão vai continuar fechado

Governo do estado tinha anunciado reabertura a partir do dia 19 de julho, mas resolveu manter parque fechado. Pontos turísticos estão interditados desde março por causa da pandemia de coronavírus.

Em um vídeo divulgado na noite desta segunda-feira (13) o governo do estado informou que não vai reabrir o Parque Estadual do Jalapão no próximo dia 19 de julho. A medida tinha sido anunciada na semana passada, mas a administração decidiu recuar porque os prefeitos da região do Jalapão informaram que não vão flexibilizar a retomada do turismo nos municípios.

O parque foi fechado em março e chegou a ter a reabertura anunciada para maio, mas o governo recuou após o ritmo de contágio se acelerar no estado. O novo plano foi apresentado no começo do mês e previa a reabertura apenas para agosto.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, afirma no vídeo que todos os protocolos de segurança enviados ao governo para permitir a reabertura do turismo estavam adequados, mas os prefeitos decidiram não mexer nos decretos locais de combate ao coronavírus.

“Os prefeitos da região do Jalapão: Mateiros, São Felix e Ponte Alta; não irão suspender os seus decretos para acompanhar o decreto de abertura do parque, do governo do estado, a partir do dia 19 de julho de 2020”, disse.

Segundo o secretário, a notícia foi recebida de forma positiva pelo governo. “Voltaremos a falar sobre esse assunto em outro momento quando o quadro do Covid-19 estiver em segurança e os protocolos adequados”, disse Tom Lyra.

 O que dizem os municípios

Os municípios de Mateiros, São Felix e Ponte Alta também publicaram uma nota oficial nesta segunda-feira (13) informando que não poderiam reabrir os perímetros urbanos dos municípios porque a maioria da população é idosa e pertencente ao grupo de risco da Covid-19.

Informaram ainda que as cidades não possuem leitos de UTIs ou ambiente hospitalar adequado para tratamento de pacientes com coronavírus. Ainda segundo a nota, não existem rodovias pavimentadas ou em boas condições para um socorro rápido e adequado. Além disso, a população se manifestou contrária à abertura do turismo neste momento.

A nota informa também que os municípios se colocam abertos a um retorno da atividade turística no dia 5 de agosto, caso não haja agravamento da contaminação pelo coronavírus.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.