logo

Prefeitura de Tocantínia é parceira na instalação do Polo de Apoio às Escolas Indígenas do povo Xerente

Graças a uma parceria  da Prefeitura  de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, e a  Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes – Seduc, os professores e demais servidores das 40 unidades escolares do Povo Xerente passam a contar com o Polo de Apoio às Escolas Indígenas.

A estrutura, instalada pelo Governo do Estado na área urbana de Tocantínia, visa oferecer suporte técnico, pedagógico e operacional às escolas indígenas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Miracema (DRE).

O secretário de Educação de Tocantínia, professor André Goveia,  explica que o   Polo Educacional de Apoio às Escolas Indígenas surge a partir do termo de cooperação entre Estado e Município, no sentido de aproximar do território indígena,  o assessoramento pedagógico e administrativo das escolas indígenas,  trazendo a estrutura técnica  para Tocantínia,  visando assim,   fortalecer  a Educação Indígena por meio de uma integração maior com a rede municipal de Educação que oferta a primeira etapa da formação escolar dos alunos que é a Educação Infantil,  já que a Coordenação Educacional Indígena funcionará no mesmo prédio do Polo Educacional Indígena.

Já  a secretária Estadual da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, Adriana Aguiar, disse que esse polo  propicia uma solução geograficamente mais acessível que vai minimizar a necessidade do deslocamento até Miracema, onde está sediada a DRE. “A estrutura foi montada de forma que atenda os professores, coordenadores e equipe gestora visando à oferta de um ensino de qualidade à comunidade escolar Xerente”, enfatiza.

Segundo o gerente de Educação Indígena da Seduc Waxiy Maluá Karajá, a ausência de energia elétrica e a dificuldade de acesso das aldeias até a sede da DRE não mais representarão empecilhos para que os educadores desenvolvam suas atividades.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.