logo

Prefeitura de Sandolândia vive um novo tempo, apesar das dificuldades encontradas

Em entrevista exclusiva ao Portal do Amaral, o prefeito de Sandolândia, Radilson Lima (PSC), fez uma breve avaliação dos 180 dias de sua gestão à frene do Executivo daquela cidade.

De acordo com o prefeito, foram dias de muita luta, muito trabalho, mas que já é possível ver resultados positivos.

“Claro que os resultados não são grandiosos, mas eles existem sim. Conseguimos ter melhoria na saúde, na educação. Conseguimos também melhorar alguns equipamentos da Secretaria da Infraestrutura”, afirmou Radilson, lembrando que esses 180 dias serviram mais para a organização da Administração Municipal, bem como, para organizar o município junto ao CAUC e, dessa forma, dar condições à municipalidade para conseguir recursos financeiros do governo federal para viabilizar vários projetos que beneficiarão sua comunidade.

Valorização dos Servidores

Questionado sobre qual seria o projeto de maior destaque da sua gestão, Radilson Lima, disse está buscando, inicialmente, a valorização do funcionalismo público, vez que o grande anseio da categoria era o Estatuto do Servidor, que durante muito tempo foi postergado. No entanto, com firmeza, levou o projeto adiante e a Câmara de Vereadores finalmente aprovou o Estatuto do Servidor.

“Isso nos permitiu pagarmos as   férias e o décimo terceiro dos funcionários contratados que anteriormente não era pago. Pagamos hoje, o adicional noturno para os guardas e em breve nós iremos pagar as insalubridades que tem no município, e investimos muito no funcionário público pois acreditamos que quando o servidor público é bem tratado a gente consegue fazer muito pelo município, quando assumimos tinha funcionários que recebia um salário e meio e ficou dois, três, quatro, cinco anos sem ter um centavo de ajuste salarial, apenas o salário que terminou igualando ao salário mínimo, e nós não queremos que isso aconteça, estaremos nos esforçando para que todos os anos em que estivermos à frente da gestão dar pelo menos o mesmo aumento que é dado ao salário mínimo”, garantiu o prefeito.

Limitações

O prefeito Radilson informou ainda que a administração municipal tem enfrentado muitos problemas, herança da gestão anterior.

“Pegamos o município bastante dificultoso. Multas do Ibama sem negociar que nós negociamos. O município hoje está com problemas no Cauc e, por causa disso, não conseguimos receber recurso do Governo Federal. O ano passado por causa do período eleitoral, nós não conseguimos ir à Brasília conseguir uma emenda parlamentar que pudéssemos executar esse ano. Na área de infraestrutura, asfalto, questão de patrolamento das estradas, não conseguimos recurso nenhum do Governo Federal. A limitação do município está no Cauc hoje, com muitas multas, obras paradas, e não temos condições de dar continuidade à essas obras com recurso próprio que é muito pouco”, lamentou o prefeito.

De acordo com Radilson Lima, a gestão anterior é a grande responsável pela desorganização na Administração Municipal de Sandolândia. Ele destaca que por falta de uma gestão responsável num passado não muito distante, infelizmente, o município está com problemas seríssimos.

Dentre os inúmeros problemas herdados por Radilson, está a construção de uma creche que se encontra inacabada. Também estão inacabadas as obras de construção de uma quadra de esportes na Escola Municipal, a Feira Coberta, além de casas populares em Dorilândia. São problemas herdados que o atual gestor está buscando resolver o mais rápido possível.

Parcerias

Buscando amenizar a situação caótica em que se encontra o município o prefeito fez parcerias com fazendeiros da região, que colaborando dando o combustível para que as máquinas da Prefeitura fizessem o serviço de conservação das estradas vicinais.

Conquistas

Mesmo com tantos problemas, já é possível constatar algumas conquistas para a população de Sandolândia. Na área da saúde, sempre foi um sonho meu e do vice Luciano em trazermos médicos especialista para atender a população, e graças a Deus esse sonho tornou realidade, hoje o município já conta com médicos especialistas, como na área da pediatria. Além disso, a Prefeitura contratou uma van para levar pacientes para Gurupi. Uma outra parceria é com o Governo do Estado, que está viabilizando a realização de inúmeras cirurgias.

“Emplacamos vários programas que não tinha na Assistência Social, depois que nós assumimos, conseguimos um professor de música que atende as pessoas que desejam e procuram, temos um professor de balé que vem toda semana e atende mais de 60 alunas que tinha esse desejo da aula de balé. Hoje no Centro de Referência de Assistência Social – Cras, temos uma psicóloga que atende todos os dias da semana, o que antes era apenas duas vezes por semana, mudamos o Cras para um local bem estratégico, onde atende as pessoas com vários programas dos idosos, sendo que a Assistência Social dessa atual gestão tem desempenhado um grande trabalho assim como as demais secretarias, eu fiz a escolha de secretários que tem muita vontade de trabalhar, estou sempre dizendo, o que falta para nós é dinheiro, mas o desejo de trabalhar pela nossa gente é muito grande, somos uma equipe bastante empolgada”, destacou o prefeito.

Eventos

Quanto aos eventos do município, o prefeito afirmou que tem apoiado e ajudado a todos dentro da medida do possível. “Estaremos fazendo um grande evento agora que é da temporada de praia na Barra do Rio, apesar de muitas dificuldades, de muitas burocracias, estamos organizando a nossa temporada e com a esperança de ser uma das melhores aqui da nossa região”, destacou.

Representatividade

Segundo o prefeito Radilson, desde que assumiu a gestão em dezembro de 2018, tem ido a Palmas, Brasília, conversado com deputados, governo em busca de uma melhor representatividade para o município. “Entendo que um município no porte do nosso, com recurso próprio não conseguiremos fazer nada, o FPM só paga a folha de pagamento, por isso que desde o primeiro dia de Mandato a minha preocupação quando voltou o recesso lá no Congresso Nacional, foi visitar deputados federais com o objetivo de viabilizar recursos para o município, para que possamos dar continuidade às obras paradas, fazermos asfalto, casas populares, escolas e praças. Junto ao governo do estado temos um contato muito bom desde quando ainda deputado estadual, temos um projeto de conseguir recursos para construirmos uma escola no distrito de Dorilândia onde a necessidade é visível e urgente para atendermos as nossas crianças”, destacou o prefeito.

Limpeza da cidade

Quanto a organização e limpeza da cidade, o prefeito destacou que ainda é um problema sério que está sendo enfrentado devido ao aterro sanitário está entre as obras paradas desde 2013, mas que Sandolândia é uma cidade limpa e organizada onde a coleta seletiva mesmo de caminhão é feita todos os dias.

Transparência

Na Prefeitura de Sandolândia, o prefeito Radilson Lima inaugurou uma nova forma de administrar a coisa pública de forma responsável e transparente.

No Portal da Transparência que pode ser acessado por qualquer pessoa no Site da Prefeitura, os cidadãos de Sandolândia podem acompanhar como anda a aplicação dos gastos públicos e as ações dos gestores de cada Secretaria Municipal no desempenho de suas tarefas.

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.